Acontece mesmo com a cozinheira mais prevenida deste mundo: esquecer de colocar seus grãos de molho (sejam feijões, lentilhas, grãos de bico…). Aconteceu comigo há poucos dias. Eu pretendia fazer uma determinada receita e, ocupada com algumas tarefas, acabei esquecendo completamente de fazer o demolho dos grãos. A solução foi pensar em outra receita que ficasse pronta em pouco tempo. Foi o caso da abobrinha recheada com quinua!
A quinua é um daqueles grãozinhos mágicos que, além de ser uma delícia, fica pronta em pouco tempo e só requer um bom enxague em água corrente antes de ser preparada. Um ótimo “curinga” para ter na dispensa!
Essa também é uma daquelas receitas bem versáteis, que permitem uma coleção incrível de variações. O recheio pode ser feito com outras folhas, legumes ou molhos. É só criar com o que você tem na geladeira, ou o que está na estação. Eu escolhi usar o maço de escarola orgânico, que veio na minha cesta da semana.
Abobrinha recheada com quinua e escarola
Ingredientes
- 2 abobrinhas médias com a casca (usei orgânicas)
- 3 colheres (sopa) de azeite de oliva
- Sal e pimenta do reino
- ½ xícara de grãos de quinua
- ½ cebola picada
- 2 dentes de alho picados
- 1 maço médio de folhas de escarola, grosseiramente picadas
- ¼ xícara de tomate seco picado, ou pimentão vermelho assado
- ½ xícara do miolo da abobrinha picado
- ½ colher (sopa) de molho shoyu (molho de soja)
- Folhas de salsa ou coentro, picadas
Molho:
- 3 colheres (sopa) de molho shoyu (molho de soja)
- 2 ½ colheres (sopa) de melado de cana
- 1 colher (sopa) de óleo de coco
- 2 colheres (chá) de vinagre de maçã
Modo de fazer
- Preaqueça o forno (180°C). Forre uma assadeira com papel alumínio ou papel manteiga. Pincele com um fio de azeite.
- Corte as abobrinhas ao meio no sentido do comprimento. Retire o miolo com uma colher de chá, deixando no mínimo 0,5cm de espessura. Temperar com sal, pimenta e um fio de azeite de oliva.
- Levar as abobrinhas ao forno por 20 a 25 minutos, ou até que estejam macias.
- Enxague os grãos de quinua em água corrente, dentro de uma peneira. Cozinhe a quinua com 1 xícara de água e uma pitada de sal, até que a água seque. Reserve.
- Prepare o molho, levando os ingredientes ao fogo baixo em uma panelinha. Mexa ocasionalmente até que engrosse (em torno de 15 minutos). Enquanto isso prepare o recheio.
- Refogue a cebola em 2 colheres (sopa) de azeite de oliva até que fique translúcida. Junte o alho e refogue por mais 1 ou 2 minutos. Acrescente o miolo da abobrinha e em seguida a escarola e. Cozinhe até murchar. Tempere com sal e pimenta do reino.
- Junte o tomate seco (ou pimentão assado) e a quinua com o refogado de escarola. Misture e retire do fogo.
- Retire as abobrinhas do forno e recheie com a quinua. Regue com o molho e polvilhe folhas de salsa ou coentro. Sirva a seguir.
Ei Monica, acabei de fazer e ficou uma delícia. Leve, nutritiva e muito saborosa. Como não tinha escarola e nem tomate seco substitui por couve e tomate italiano picado em quatro partes. A couve por ser uma folha verde escura e boa pra refogar e o tomate por conta do formato mesmo. Fiquei na dúvida sobre o uso do miolo picado. Eu refoguei e depois coloquei pra assar, funcionou. O molho deu um toque todo especial. Obrigada por compartilhar!
Olá Carla! Faltava incluir o miolo da abobrinha no modo de fazer… Já editei a receita! Obrigada por avisar. Adorei suas substituições. Cozinha tem que ser assim mesmo: adaptamos com o que temos!
Parece incrível esta receita, mas a parte do molho não gostei, pois além de ser diabética, não aprecio tempero agridoce. Tempero convencional pode ser usado ou desvirtuaria a receita?
Tenho certeza de que ela vai continuar a ser incrível com o seu molho preferido. Acredito que o mais importante de qualquer receita é atender nossas necessidades e ao nosso paladar. Adoro quando minhas receitas são o ponto de partida de outras variações. Me conte depois como ficou!