Falafel é um bolinho de grão de bico processado (sem cozinhar) e temperado com condimentos. É um prato originário do Oriente Médio e tradicionalmente frito. Pode ser servido como acompanhamento ou dentro de sanduíches feitos com pão folha e outros ingredientes, como homus, tahine e salada.
O primeiro ponto antes de começar a fazer a sua receita de falafel é demolhar o grão de bico por pelo menos 8 horas. O ideal é deixar de um dia para o outro em água e coberto. Secar os grãos em um pano de prato limpo para retirar o excesso de água e processar. Os temperos do falafel podem variar bastante. A receita abaixo é uma versão bem básica e tradicional. No entanto, nada impede de incluir os seus temperos favoritos, ou aqueles que você tem em casa. Mas faça as alterações com cuidado, sempre testando o sabor.
No momento de moldar seus bolinhos, teste o ponto da massa apertando uma pequena porção na mão. Ela deve ficar agregada, mas ainda estar bem úmida. Normalmente o falafel é moldado em bolinhas não muito grandes. Eu prefiro fazer bolinhos achatados (como os da foto) e fritá-los em um fio de azeite na frigideira. É mais difícil eles desmancharem dessa forma.
Se preferir, asse os seus bolinhos em forno aquecido e dentro de uma assadeira antiaderente ou untada. É importante virar no meio do tempo para que eles dourem por igual. Prove antes de retirar do forno: abra um dos bolinhos para verificar se estão assados por dentro!
Para servir, sugiro um homus ou babaganoush (pasta de berinjela assada ou grelhada). Aqui no blog você encontra as receitas do Homus básico, do Homus de ervilha e do Homus de beterraba.
Falafel
Ingredientes
- 1 ½ xícaras de grão de bico, demolhado de um dia para outro
- 1 cebola
- 2 dentes de alho
- 1 maço de salsa fresca (pequeno)
- 1 maço de coentro fresco (pequeno)
- 10 folhas de hortelã fresca
- 1 colher (sopa) de sementes de gergelim
- ½ colher (chá) de bicarbonato de sódio
- ½ colher (chá) de cominho em pó
- ¼ colher (chá) de páprica
- Sal e pimenta do reino
Modo de fazer
- Coloque o grão de bico de molho na véspera em água. No dia seguinte drene bem a água e seque o grão de bico sobre um pano de prato limpo.
- Coloque no processador até virar uma pasta. Junte a cebola e o alho e em seguida as folhas, sementes e os temperos.
- Teste o ponto apertando uma pequena porção na mão. Ele deve ficar agregado, mas ainda molhadinho. Forme bolinhos não muito grandes para que o interior fique cozido por igual.
- Asse em forno preaquecido (180°C) em uma forma untada (ou antiaderente) por 20 a 25 minutos, dependendo do tamanho dos bolinhos. Vire na metade do tempo.
- Os bolinhos também podem ser fritos em frigideira antiaderente com um fio de azeite de oliva.
Parabéns pelo trabalho Mônica!
Eu fiz assados e ficaram ótimos.
Olá, Mônica, gratidão pelas deliciosas receitas!
Não consigo obter a liga na massa do falafel. Os bolinhos estão desmanchando. Alguma orientação ou sugestão?
Grata
Que tal juntar um pouquinho da água do cozimento do grão de bico? Mas somente até dar liga…
Fiz essa receita e amei! Fiz como hamburguer também!
Agora vou testar os homus pra comer junto. Obrigada!
Vai adorar junto com o homus!
Olá, a páprica é doce ou picante?
Eu usei a páprica doce, que normalmente é a que eu tenho em casa. Se for usar a páprica picante adicione aos poucos e teste o tempero!
Gosto muito de grão de bico, vou fazer esta receita, que deve ficar uma delícia.
Tenho certeza de que vai adorar!
Muito boa a receita de falafel…. Adorei!!!?
Também adoro essa receita Terezinha! Tenho feito bastante em casa…
Monica!!!! Impossível fazer falafel sem me lembrar de você. Uma sexta-feira cheia de boas energias pra você, querida. ♡