Enquanto olhava para as fotos do bolo de banana com manteiga de amendoim, pensei sobre as metas que traçamos e as dificuldades para alcançá-las. Em primeiríssimo lugar me senti orgulhosa por estar fazendo as fotos para o blog com o meu celular, depois de tantos anos produzindo fotos bem elaboradas, mas que sempre deram um trabalhão. Livre para simplesmente fotografar algo que quero compartilhar e ponto final. Sem me preocupar tanto com a luz, com a lente da câmera, com as sombras, com a louça e até com o queimadinho da beirada do bolo. E o principal: não sofrer mais com essa decisão!
Outro motivo para me sentir feliz é porque o bolo de banana com manteiga de amendoim é uma receita sem glúten que deu certo (infelizmente nem todas dão!). Aprender a lidar com as farinhas sem glúten e suas diversas combinações é algo desafiador, mas também fascinante. Apesar de evitar o consumo de glúten nos últimos meses, estou finalmente encontrando um equilíbrio com mais essa questão dentro da minha alimentação.
No final do ano passado, resolvi fazer um teste antes de uma cirurgia em novembro. Passei 40 dias sem consumir nada de glúten para que meu intestino estivesse funcionando bem no período de recuperação. Não digo que foi fácil, mas o resultado valeu a pena. Não sou celíaca, nem alérgica ao glúten, mas comprovei uma diferença razoável no meu processo digestivo. Nesta mesma época fiz um curso de ayurveda com a Laura Pires e a atenção com o funcionamento do intestino é um dos pontos mais importantes que aprendi a manter desde então.
A parte delicada é voltar a ter uma vida sem tantas restrições. Aliás, essa é uma questão que permeia a minha alimentação vegana há muitos anos. É muito difícil ser alguém que é vegano 100% do seu tempo, não comer produtos ultra processados e ainda manter uma vida social minimamente decente! Na época que fiz a transição para o veganismo, nós morávamos em São Luís (Maranhão) e para se ter uma ideia, sequer leite vegetal era algo comum de encontrar no mercado (exceto o de soja, que não é nem de longe o meu preferido). Eu cozinhava praticamente tudo o que eu comia. Não foi uma transição fácil!
E existem situações em que manter uma alimentação vegana se torna ainda mais difícil (ou quase impossível). Não se restringe a manter uma vida social ou em viagens. Vivi um longo período de tratamento oncológico e a alimentação nos hospitais está bem longe de ser amistosa com restrições alimentares como a de um vegano. Foi preciso encontrar um caminho alternativo para comer da melhor forma possível e entender quais eram os meus limites relacionados com a alimentação.
Não é fácil ficar satisfeito com qualquer opção vegana proposta nos cardápios. Infelizmente a maioria delas é feita com ingredientes que não me vejo comendo. Por serem ultra processados ou porque não tem um gosto agradável para o meu paladar. Em algumas situações prefiro escolher uma opção vegetariana (ou ovolactovegetariana) feita com um queijo maravilhoso que vem daquela pequena produção artesanal, ou aquele bolo que tem ovos e farinha de trigo na composição, mas foi preparado com muito carinho e cuidado.
Depois de alguns anos colocando a minha opção alimentar em prática, tive que aprender a fazer ajustes e concessões para que ela continuasse a ser viável. Mas nunca transformar o ato de cozinhar ou comer em um gesto que causa ansiedade. A receita do bolo de banana com manteiga de amendoim me deixou animada com a perspectiva de conhecer melhor a culinária sem glúten, mas não planejo retirar a farinha de trigo da minha alimentação!
Bolo de banana com manteiga de amendoim
Ingredientes
- ½ xícara leite vegetal
- 1 colher (chá) vinagre de maçã
- 1 xícara banana madura amassada (2 a 3 bananas)
- ⅓ xícara manteiga de amendoim
- 1 colher (sopa) melado de cana
- ½ colher (chá) extrato de baunilha
- 1 xícara farinha de arroz (pode ser de arroz integral)
- ¾ xícara farinha de amêndoa (ou farinha de aveia)
- 3 colheres (sopa) polvilho doce
- ⅓ xicara açúcar demerara
- 2 colheres (chá) canela em pó
- 1½ colheres (chá) fermento em pó
- ½ colher (chá) bicarbonato de sódio
- ¼ colher (chá) sal
Modo de fazer
- Aqueça o forno (180°C) e unte uma forma pequena. Usei uma forma redonda com furo central (20cm de diâmetro).
- Misture o leite com o vinagre e reserve por alguns minutos. Junte a banana amassada, a manteiga de amendoim, o melado e o extrato de baunilha. Misture até ficar homogêneo.
- Coloque os ingredientes secos em uma tigela grande e mexa bem. Junte a mistura de banana e misture somente até incorporar.
- Transfira a massa para a forma. Leve ao forno por 30 a 35 minutos. Espete um palito no centro para checar se ele sai limpo. Caso contrário deixe mais alguns minutos no forno.
- Espere esfriar sobre uma grade antes de desenformar.
Gosto muito das suas receitas e principalmente de ler o que compartilha no início!
Oi Pamela! Como é bom ouvir isso…