Se existe algo que está sempre em uso aqui em casa é a panela de cerâmica para preparar meus fermentados. Quando um lote fica pronto, é envasado e colocado na geladeira. Nesse meio tempo, já planejei qual é o próximo. Algo que se repete indefinidamente.
Um hábito silencioso, que já faz parte da minha rotina. Aquele pote está sempre no canto da bancada da cozinha. O único cuidado é com o nível da água que sela a sua borda. Todos em casa já sabem que não pode secar. Quem percebe que o nível está baixo, completa!
Adoro testar se já está no ponto ideal (conforme o meu gosto pessoal), isto é, abrir o pote, sentir aquele aroma típico (que não agrada a todos, eu sei) e ouvir aquele som das borbulhas subindo quando solto a pressão da tampa… É um ritual delicioso.
Se me perguntarem há quanto tempo faço meus fermentados, não sei responder… Perdi a conta! Mas são anos em que algum vidro (ou, alguns vidros!) estão em alguma parte da cozinha com algum experimento. Amo quando um bom hábito entra assim na rotina, sem que a gente se dê conta! E sem grandes esforços…
Houve épocas em que experimentei muitas receitas novas e diferentes. Era ávida por alguma novidade e o desafio vindo de algum livro. Mas depois de tantas mudanças e dos anos em tratamento, mantive em produção aquilo que preparo sem dificuldade e que agrada a todos por aqui.
Uma das receitas mais repetidas e apreciadas é o picles de couve-flor com tiras de cenoura e pimentão. Quando está na época da couve-flor aproveito para preparar alguns vidros e guardar um pequeno estoque no fundo da geladeira, que não dura muito tempo!
A receita é bem simples. O maior trabalho é higienizar e picar os ingredientes. Também não tem um período de fermentação longo. Ou seja, perfeito para quem não tem paciência de esperar!
Sobre o tema fermentação, preparei um infográfico para uma aula quando ainda morava no Maranhão. Contém informações básicas, mas pode interessar a quem está começando agora. E aqui no blog você encontra a receita mais básica sobre o assunto com muitas fotos: o famoso chucrute de repolho.
Picles de couve-flor fermentada
Ingredientes
- 1 couve-flor média, picada em floretes
- 5-6 dentes de alho cortados em lâminas
- 900 g de cenouras cortadas em tiras finas (use o descascador de legumes)
- 1 cebola cortada em tiras
- 1 pimenta dedo-de-moça sem as sementes cortada em tiras finas
- 1-2 colh. (sopa) de orégano seco
- 1 pimentão amarelo sem as sementes cortado em tiras
- 1 pimentão vermelho sem as sementes cortado em tiras
Modo de fazer
- Misture os vegetais e temperos em uma tigela.
- Coloque num vidro grande com tampa.
- Prepare salmoura suficiente para cobrir tudo. Para cada 500ml de água filtrada, use uma colher (sopa) de sal marinho.
- Cubra com as folhas da couve-flor, ou folhas de uva. Coloque um peso sobre as folhas. Pode ser um vidro pequeno cheio de água e tampado, uma pedra bem lavada (ou até fervida), ou uma tigela pequena de vidro, ou cerâmica. O importante é manter os ingredientes submersos na salmoura.
- Feche o vidro e reserve por 1 a 3 semanas em temperatura ambiente em lugar protegido da luz. Abra todos os dias um pouquinho para soltar a pressão que se forma com a fermentação. E vá testando o sabor e a textura dos vegetais.
- Assim que estiver pronto (de acordo com seu gosto pessoal!), transfira para vidros menores e guarde na geladeira. Mantenha coberto com a salmoura e bem tampado por até um ano.
Nossa, Monica! Deu água na boca! Adoro couve flor!!!! Siga nos inspirando! Um abraço.
Me conte o que achou da receita quando fizer! Um abraço com carinho