A sugestão de hoje para a Segunda sem Carne é a salada fatuche (ou fattouche como também é escrito). Trata-se de uma das mais populares variações da tradicional salada que acompanha as refeições das famílias árabes ou israelenses. O simples prato com legumes frescos (tomate, pepino e cebola temperados com azeite e limão) inclui, no caso do fatuche, sobras de pão sírio que podem ser fritas, grelhadas ou assadas. Também podem entrar na salada: pimentão, rabanete, alface, hortelã, salsinha, canela, sumagre… Cada cozinheiro, família ou comunidade tem sua própria versão.
Aqui em casa a minha adaptação usou o iogurte de polpa de coco. Deu um toque diferente, porque o sabor do coco se fez presente! Mas planejo testar com a maionese de tofu!
A receita abaixo é do livro “Jerusalém” escrito por Yotam Ottolenghi (um israelense) e Sami Tamimi (um muçulmano). Esse livro é de certa forma um resumo da filosofia de seus autores: o compartilhar. Na visão deles, a cozinha é um agente de integração no qual “a comida pode ser um elemento de união e reconciliação”.
O livro fala da mistura cultural e de sabores em uma cidade de 4 mil anos de história e com pessoas de diferentes credos e procedências. Tudo isso por meio de receitas (deliciosas!) e das histórias pessoais sobre a amizade entre um judeu e um muçulmano. Os próprios autores viveram na mesma cidade durante toda a infância e nunca se conheceram. Encontraram-se muito tempo depois em Londres, quando foram trabalhar juntos e acabaram se tornando sócios. O que mostra que a comida pode transcender conflitos…
Fatuche – Salada com pão sírio
Ingredientes
- ⅔ xícara de iogurte (usei de polpa de coco)
- 2 pães sírios grandes (amanhecidos ou ligeiramente torrados)
- 2 tomates picados em cubos sem as sementes
- ¾ xícara de rabanetes fatiados bem fininho
- 1 pepino descascado e picado em cubos
- 2 cebolinhas fatiadas bem fino
- Folhas de hortelã picadas
- Folhas de salsa picadas
- 1 dente de alho amassado ou bem picado
- Suco de 1 limão usei siciliano
- Azeite de oliva a gosto
- Vinagre de maçã a gosto
- Sal e pimenta-do-reino a gosto
- ½ colher (sopa) de sumagre* para polvilhar
Modo de fazer
- Rasgue o pão em pedaços e reserve.
- Coloque o tomate, pepino, rabanetes, alho, cebolinha, folhas de hortelã e de salsa em uma tigela e misture. Acrescente o iogurte e o pão.
- Tempere com o suco de limão, o azeite de oliva, vinagre, sal e pimenta-do-reino.
- Deixe descansar por uns 10 minutos antes de servir para os ingredientes absorverem os temperos.
- Polvilhe com o sumagre no momento de servir.
Sumagre ou sumac é uma especiaria muito usada no Oriente Médio, com sabor frutado e suave. Feito com um frutinho vermelho, confere um tom rosa avermelhado às receitas. Muito usado na cozinha do Oriente Médio.
Oi Mônica fiquei interessada no livro que vc mencionou logo acima gostaria de saber se tem a tradução em português .Seu blog é muito cultural
Jacira
Olá Jacira! O livro já foi traduzido, e tem o mesmo título em português. Obrigada!