No último final de semana fizemos um passeio até Alcântara. Foi um longo passeio porque fomos de carro e tivemos que fazer a travessia de ferry boat. Confesso que não tive coragem de embarcar nos catamarãs que saem do cais da Praia Grande para chegar lá (mesmo que demorasse menos tempo).
Alcântara é uma das cidades mais antigas do Maranhão (mais até do que São Luís) e já foi até capital da província num passado mais “abastado”. Depois de um período de decadência econômica, sobraram somente casarões abandonados e ruínas de outros que nem chegaram a ser concluídos.
Além de uma viagem no tempo, é um passeio um tanto solitário já que as ruas do centro histórico são bem vazias. Mas na região ainda resistem muitos quilombos e comunidades que mantém as tradições locais.
Sobre o picolé de frutas e água de coco: ele é muito fácil de preparar e de personalizar. Você coloca suas frutas preferidas, ou aquelas que você comprou na semana, ou ainda escolhe pelas cores. Invista uns minutinhos cortando em fatias ou tiras, e coloque com cuidado nos moldes, alternando as cores e os formatos.
Só o tempo de congelamento que não dá para ser mais curto. Aproveite para inventar uma série com diferentes combinações.
Picolé de frutas e água de coco
Ingredientes
- Frutas picadas a gosto: kiwi, uvas sem sementes, ameixa fresca, nectarina, morango, manga
- Água de coco, o suficiente para completar seus moldes de picolé
Modo de fazer
- Pique as frutas em tiras, rodelas, cubos.
- Coloque as frutas nos moldes e encaixe os palitos.
- Complete os moldes com água de coco e leve ao freezer até endurecer.