Como não amar um arroz-doce cremoso e bem molhadinho? Para completar, leite de coco, aromas de especiarias, laranja, melado ou xarope de bordo (também conhecido como maple syrup). Além de usar a canela no preparo, ainda polvilho (exageradamente!) uma colherada por cima na hora de servir. Uma daquelas sobremesas que trazem a sensação de conforto e aconchego. Lembram comidinha de mãe, feita com todo carinho.
Arroz-doce é algo que pode ter muitas variações. Cresci vendo minha mãe preparar com arroz agulhinha. E tenho que reconhecer que era ótimo. Mas desde o dia que provei fazer com arroz redondinho como o arbório, carnaroli (próprios para risoto) ou arroz para sushi, fiquei encantada com o resultado. Assim como no risoto, o arroz redondinho absorve os líquidos nos quais é preparado. Além de macio e suculento, ainda fica muito mais saboroso. Nada contra o agulhinha…
No entanto, quando você usa um arroz mais fininho como o basmati ou o agulhinha, pode diminuir a quantidade de água, porque eles não vão absorver tanto líquido. Afinal, o creme onde está o arroz tem que ser proporcional ou ficará parecendo uma sopa.
Arroz-doce com gengibre e laranja
Ingredientes
- 200 ml de leite de coco
- 2 ½ xícaras de água
- 1 xícara de suco de laranja
- 1 colher (chá) de extrato de baunilha
- 1 pitada de sal
- 1 xícara de arroz com grão redondo (arbório ou carnaroli)
- ¼ xícara de melado ou xarope de bordo (maple syrup)
- ¼ xícara de açúcar (usei demerara)
- 1 colher (chá) de canela em pó + para polvilhar
- 1 colher (chá) de gengibre moído
- 1 colher (sopa) de raspas de laranja
Modo de fazer
- Misture o leite de coco, água, suco de laranja, extrato de baunilha, sal e arroz em uma panela de fundo grosso. Leve ao fogo médio até ferver, abaixe o fogo e tampe parcialmente.
- Cozinhe por 30 minutos. O líquido reduzirá bastante, mas não deve secar. Junte o melado, o açúcar, o gengibre, canela e raspas de laranja e cozinhe até que o arroz fique macio.
- Sirva quente ou frio, polvilhado com canela em pó.