A volta para a vila de Atins
Simplesmente amei Atins e na primeira oportunidade que tivemos, voltamos. Eu estava querendo me desligar um pouco do resto do mundo. Desta vez, fomos em outro período. Era a época da chuva, e a vila estava praticamente alagada. Diferentemente da primeira vez, o que me lembro dessa viagem não era de queimar meus pés, mas sim de atravessar poças enormes que iam até os meus joelhos e de um lado ao outro das estreitas ruas de areia. Andar até a praia era uma aventura e chegar ao restaurante que servia o prato do dia mais simples e delicioso da vila, era uma missão. O jeito era invadir alguns quintais para cortar caminho e evitarmos essas ruas.
Fizemos longas caminhadas até as lagoas que ficavam mais próximas, e tivemos a oportunidade de sermos os únicos naquele cenário incrível de areia clara com manchas esparsas de azul, das lagoas e do céu. A dica para não nos perdermos, era a de seguirmos a linha do mar que avistávamos no horizonte. Este era o nosso ponto de referência. Ali experienciei uma conexão marcante e intensa com a natureza. Fechando meus olhos e me imaginando lá, ainda posso sentir a areia batendo em minha pele com o vento e o sol forte ofuscando minha vista.
Voltando para São Luís (e ainda sob o efeito da viagem) preparei as berinjelas mais simples e deliciosas deste mundo. Nada como um bom azeite de oliva e ervas frescas! Para esse tipo de receita, gosto de escolher aquelas berinjelas menores, que são muito mais saborosas e chegam a ser quase que um pouquinho doces.
Usar os temperos frescos, recém colhidos, também faz toda diferença no quesito sabor. Usei o tomilho e a salsa porque estavam bem verdinhos na minha horta. Mas vale a pena testar outras combinações. Uma receita como esta é mais uma boa razão para ter um vaso na janela da cozinha, com algumas ervas frescas plantadas!
Berinjela marinada com ervas
Ingredientes
- 2 berinjelas (ou 3 pequenas)
- 4 colheres (sopa) de azeite de oliva
- 2 dentes de alho picados
- 2 colheres (sopa) de salsa picada
- 1 colher (sopa) de tomilho fresco
- Sal marinho
- Pimenta-do-reino moída na hora
Modo de fazer
- Lave as berinjelas e corte em fatias com aproximadamente 1 cm de espessura. Polvilhe com sal e deixe descansar por uns 15 minutos. Enxague em água fria e seque com papel absorvente.
- Tempere com sal e pimenta-do-reino, polvilhe com a salsa, o tomilho, o alho e regue com o azeite. Cubra e deixe marinar por 2 a 3 horas em temperatura ambiente.
- Leve ao forno preaquecido (180°C) por 40-45 minutos.
- Retire do forno e vire as fatias de berinjela, regando com o líquido da travessa, ou um pouco mais de azeite. Volte ao forno por mais 15 minutos.
- Retire do forno e sirva quente ou morno.
Parece maravilhosa, aprecio muito a sua excelência e simplicidade. É um prazer acompanhar suas receitas.
Comida simples pode ser muito boa, não é verdade? Obrigada