Quem conhece a biomassa de banana verde sabe que ela tem diversos benefícios em termos nutricionais. Mas tenho que reconhecer que sua versatilidade na culinária vegetariana é algo me seduz ainda mais!
A biomassa de banana verde é um alimento prebiótico, ou seja, alimenta as “boas bactérias” do nosso intestino e que são responsáveis pelo equilíbrio da flora intestinal. Por sua vez, com a flora intestinal equilibrada, o intestino facilita a absorção de nutrientes pelo organismo.
Pensando em funcionalidade, a biomassa serve para dar consistência para diversas receitas, ou ainda, deixá-las mais cremosas. Pode ser usada em cremes, molhos, recheios, coberturas, pães, sobremesas e até ser a base de brigadeiros veganos deliciosos. E como seu sabor é bem sutil, pode ser utilizada em receitas doces ou salgadas.
Você encontra a biomassa de banana verde à venda em pacotes no supermercado e lojas de artigos naturais. Contudo, depois que você aprender a fazer em casa e descobrir o quanto é simples, aposto que vai preferir produzir a sua própria biomassa caseira. Ela pode ser mantida na geladeira em pote hermético por até uma semana, e até 3 meses no congelador.
Biomassa de banana verde
Ingredientes
- Bananas verdes (é importante que estejam bem verdes!)
Modo de fazer
- Separe as bananas do cacho cortando com uma faca, e deixando um pedaço de talo junto. É importante que a casca não abra e deixe a banana exposta.
- Lave as bananas com a casca.
- Coloque na panela de pressão e cubra com água. Cozinhe por 10 minutos que começar a pegar pressão (e chiar!).
- Retire do fogo e espere esfriar por 15 a 20 minutos, com a panela fechada.
- Descasque as bananas e bata no liquidificador ou processador junto com um pouco de água, enquanto ainda estiverem quentes.
- Se fizer uma grande quantidade, bata em etapas para não forçar o motor do liquidificador.
- Guarde em pote hermético na geladeira e consuma em até uma semana. Para utilizar, aqueça junto com um pouco de água, mexendo com uma colher.
Lembro quando eu era criança minha mãe fazia muito biomassa de banana verde, era chamado de cantão comiamos no lugar do feijão, mas não tenho a receita de como ela fazia.vc já fez pra usar como feijão?
Não conhecia essa forma de usar a biomassa! Eu sempre usei como um ingrediente para dar uma textura mais encorpada em algumas receitas.
Ola Monica.
Adoramos suas receitas e todos os “pulos do gato” que você divulga. Não é a primeira vez que seguimos as orientações da biomassa mas hoje surgiu um questionamento……….
Podemos usar a água do cozimento para bater as bananas? Ou não convém.?
Obrigada sempre
Olá! Nunca usei a água do cozimento. Acho que apesar de lavar as bananas antes de cozinhar, eu não usaria…
Olá, Nilza! Eu dispenso a água. A água está cheia de tanino, então, joguo direto para o ralo.
Tem algum tipo de banana específico para se usar? Parabéns pelo blog!
Obrigada Mariana! Já usei diversos tipos, e sempre deu certo! O mais importante é ser BEM verde…!
Boa tarde.
Para a produção dessa biomassa de banana, posso usar as bananas com casca e tudo?
Baseio minha pergunta em uma “aventura culinária”: fui fazer um molho agridoce de manga (não usei a casca da manga, pois estava toda ferida), onde um dos ingredientes era soro de leite/iogurte. Só que eu tinha o kefir já preparado e engarrafado, logo, coloquei um copo americano desse kefir, ao invés de água filtrada e o soro. Ficou ótimo!!! E, em uma receita de bolo de bananas verdes que minha esposa fez, ela colocou a banana inteira e, no lugar de farinha de aveia, granola e o resultado foi surpreendente!
Obrigado!
Para obter um creme que será usado em outras receitas, prefiro não usar as cascas…
Uso a biomassa…..estou gostando muito.