Em algumas tardes, depois de tomar um café, gosto de sentar um pouco na varanda do apartamento e ficar olhando o mar… E um dos motivos, é claro, também aproveitar o vento, já que faz muito calor aqui. Dar uma pausa para a cabeça, como se faz na meditação, talvez seja a melhor razão.
Ontem, enquanto esse bolo de quinua, banana e maçã assava, aproveitei para repetir o ritual. E em alguns momentos o aroma do bolo chegava até onde estava sentada. Fiquei ali esperando que, entre as idas e vindas do vento, o bolo desse sinal de que estava pronto.
E o tempo passou, levantei quando achei que já fosse a hora de tirar o bolo do forno. Não estava pronto! Voltei o bolo para dentro do forno e eu voltei para a varanda. Cadeira de frente para o mar, e mais cinco minutos de contemplação.
E aí alguém me pergunta: mas você ficou durante todo esse tempo sentada na varanda esperando o bolo assar e olhando o mar? E eu respondo: sim! É incrível como podemos demorar mais de metade da nossa vida para descobrir que parar vez por outra é bom, é necessário — e é possível!!! Como é bom deixar de lado a tirania do “aproveitar cada minuto para fazer mais alguma coisa”. Afinal, a intenção de fazer o tempo render mais não é poder parar ocasionalmente? Mas poucos entendem isso, ou conseguem parar!
E depois de mais cinco minutos, o bolo ficou pronto. Tirei do forno, deixei esfriando sobre a grade e em 15 minutos ele estava morno (a cozinha tem uma porta para a varanda e o vento entra direto!). Porque não desenformar logo, e cortar um pedaço?
O bolo de quinua, banana e maçã ficou uma delícia e com a textura mais grossa por conta dos flocos de quinua. Úmido na medida certa devido às frutas, pedacinhos crocantes de nozes e um toque doce das gotas de chocolate. A receita é do blog “La Tartine Gourmande”.
Bolo de quinua, banana e maçã
Ingredientes
- ½ xícara de farinha de arroz
- ⅓ xícara de quinua em flocos
- ⅔ xícara de farinha de quinua
- ½ colher (chá) de bicarbonato de sódio
- 1 colher (chá) de fermento em pó
- 1 colher (chá) de canela em pó
- 2 colheres (sopa) de farinha de linhaça
- 4 colheres (sopa) de água filtrada
- ½ xícara de açúcar mascavo
- ½ xícara de óleo vegetal
- 1 maçã descascada sem casca e sem semente, ralada no ralo grosso
- 2 bananas maduras amassadas com um garfo
- ¼ xícara de nozes picadas
- ⅓ xícara de gotas de chocolate meio amargo ou chocolate picado
Modo de fazer
- Aqueça o forno (180°C). Unte uma forma para bolo inglês média, ou forminhas individuais. Polvilhe com farinha de arroz.
- Misture em uma tigela as farinhas, os flocos de quinua, bicarbonato de sódio, fermento em pó e a canela.
- Hidrate a farinha de linhaça com a água filtrada, misture bem e reserve por alguns minutos.
- Misture o óleo com o açúcar em outra tigela até que o açúcar dissolva. Junte a farinha de linhaça hidratada e mexa até ficar homogêneo.
- Acrescente a mistura de farinhas aos poucos, mexendo somente até incorporar.
- Coloque a maçã ralada, as bananas amassadas, as nozes e as gotas de chocolate. Misture e transfira para a forma preparada.
- Leve ao forno por 30 a 35 minutos, ou até que enfiando um palito ele saia limpo.