O bolo integral de alfarroba foi feito com só com farinha de trigo integral e não ficou “pesadão”. Esta é uma daquelas delícias para o final de tarde, acompanhado de uma xícara de café ou uma caneca de chá. Aqui em São Luís, o chá tem que ser gelado, é claro! O que posso garantir é que o bolo vai surpreender: ele é doce na medida certa, conta com ingredientes deliciosos e muito saudáveis.
Para quem não conhece, a alfarroba é um fruto de uma planta originária da região do Mediterrâneo. O seu gosto é quase igual ao do cacau, mas é um pouco mais doce. Isso permite que as receitas feitas com a alfarroba sejam bem pouco adoçadas. Com inúmeros nutrientes, consumir a alfarroba traz uma série de benefícios. Entre outros, é um antioxidante poderoso (assim como o cacau) e não contém glúten (um detalhe importante para quem tem intolerância ou alergia).
Para adoçar ligeiramente o bolo, usei o melado, um ingrediente com o qual estou encantada! Seu sabor é doce, mas sem ser enjoativo. Usei o leite de coco feito em casa, mas acredito que qualquer outro leite vegetal fique perfeito na receita. Também usei o óleo de coco, mas você pode usar qualquer outro óleo vegetal que tenha em casa.
Encontrei a receita no canal de vídeos da Bela Gil.
Bolo integral de alfarroba
Ingredientes
- 3 colheres (sopa) de alfarroba em pó
- 1 ½ xícaras de farinha de trigo integral
- 1 colher (sopa) de fermento em pó
- 1 pitada de sal
- ⅓ xícara de óleo de coco
- ⅔ xícara de melado
- ¾ xícara de leite de coco
- 1 colher (chá) de extrato de baunilha
- ¼ xícara de nozes picadas
Modo de fazer
- Preaqueça o forno (180°C). Unte e enfarinhe uma forma quadrada pequena com 20 x 20 cm.
- Misture em uma tigela a alfarroba, a farinha, o fermento e o sal. Junte o óleo de coco, o melado, o leite de coco e o extrato de baunilha. Misture até ficar homogêneo.
- Por fim, acrescente as nozes e misture somente para incorporar. Transfira para a forma e alise a superfície com uma espátula.
- Leve ao forno por 30 minutos, ou até que enfiando um palito no centro, ele saia limpo. Espere alguns minutos antes de desenformar.
Estou gostando :).
Muito bom. Primeira vez que uso a alfarroba e amei. Para fazer sem glúten (ou quase sem) usei 1 xícara farinha de arroz e 1/2 de aveia em flocos. Usei a mesma quantia de essência de baunilha, em vez do extrato (era o que eu tinha em casa). Para mim e minha irmã que comeu comigo, foi como bolo de chocolate mesmo.
Que delícia!
Eu tô apaixonado por esta receita só em olhar. Pretendo fazê-la e incrementar com alguns recheios de minha preferência para o aniversário da minha mãe.
Só gostaria de saber duas coisas: tem alguma diferença entre usar fermento químico ou biológico na receita? E qual seria a quantidade ideal se eu for usar essência de baunilha ao invés do extrato?
Desde já obrigado, sou apaixonado pelo seu site!
Fico muito feliz por você gostar das receitas e acompanhar o blog. Muito obrigada! O bolo da sua mãe vai ficar incrível. Conte aqui depois que recheio você usou… Fiquei curiosa! Como este bolo não tem tempo de crescimento, e vai assim que pronto direto ao forno, use o fermento químico. Prefiro sempre que possível utilizar o extrato de baunilha. Mas quando uso a essência, sinto antes o aroma, já que algumas são muito fortes (perfumadas). Se for este o caso, diminua um pouco a quantidade! É sempre preferível colocar pouco, e adicionar mais se for necessário.
Acabei de fazer esse bolo aqui em casa em forminhas de cupcake, ficou ótimo! A massa fica super fofinha e tem um leve sabor de infância. Apesar de ser de alfarroba ficou parecido com o bolo de chocolate que a minha vó fazia. Muito bom!
Que delicia! A alfarroba tem um gosto muito bom, não é?
O que posso substituir o melado?
Oi Marcia! Se você não tiver restrição alimentar, use o mel.
Nunca soube de uma receita assim. Pretendo experimentar.
É uma receita bem menos doce… Mas muito mais saborosa! Escolha um bom melado