O chutney (também conhecido por chetnim ou chatni) é um molho agridoce e picante originário da Índia. É uma parte importante da culinária indiana, já que é usado para dar mais sabor à refeição. O termo chutney em si é uma adaptação usada com frequência por portugueses, brasileiros e moçambicanos.
Seus ingredientes mais comuns incluem a pimenta, frutas e vegetais. Podem ser temperados com açúcar (o mascavo é o mais comum), sal, alho, cebola, vinagre, gengibre, canela, coentro, cominho e muitas outras especiarias. É muito comum escutar que na Índia cada casa tem o seu chutney.
Na Índia o chutney é preparado no momento em que será servido, com ingredientes locais e sazonais. Em países de clima mais ameno, os chutneys são confeccionados em forma de conserva para ter uma durabilidade maior. Neste caso, são utilizados vinagre ou suco de limão em maior quantidade do que de costume.
A receita de chutney de manga abaixo é bem rica em frutas secas. Você pode usar as que tiver na dispensa, ou as que preferir. Uso chutney como acompanhamento de quase tudo na cozinha: uma bela fatia de pão de grão, uma salada, como recheio de panquecas ou sanduíches, entradinha com um bom queijo de castanhas, e por aí vai…
Inspirado em receita do livro “Jams & Chutneys”
Chutney de manga com frutas secas
Ingredientes
- 300 g de frutas secas variadas e picadas (damascos secos, figos secos, tâmaras, passas)
- 700 g de manga picada em cubos (2 médias)
- 1 xícara de açúcar demerara
- 1 cebola picada
- 3 dentes de alho picados
- 30 g de gengibre fresco sem casca e ralado
- 1 pedaço de canela em pau
- Pimenta vermelha picada a gosto (opcional)
- ½ colher (sopa) de sal
- 1 xícara de vinagre de maçã
Modo de fazer
- Pique as frutas secas de forma que fiquem em pedaços de aproximadamente 1cm.
- Coloque todos os ingredientes em uma panela com fundo grosso e misture-os bem.
- Leve ao fogo até ferver, reduza o fogo e cozinhe por 20-25 minutos ou até que tenha engrossado, mexendo ocasionalmente para não queimar no fundo
- Transfira ainda quente para vidros esterilizados.
Vou experimentar esse e te conto,já fizemos várias vezes o de tomate,minha filha gostou tanto que aprendeu a fazer e nunca sobra pra por no pote esterilizado!rsrsrs “Contaminei” Uberlândia com o chutney de tomate,falo tanto dele que várias amigas já aderiram e se apaixonaram também! 🙂 Gratidão,sempre!
Que delícia! Uberlândia virou a cidade do chutney de tomate! Me conta depois o que achou dessa receita de manga com frutas secas…