Depois de testar diversas receitas de biscoitos salgados do tipo crackers integrais, e passar por um monte de frustrações e receitas sem gosto, descobri a minha nova receita favorita! Fácil e rápida, é só misturar tudo junto, ou se preferir, colocar tudo no processador. Espalhar já requer um pouquinho mais de paciência para ficar com a mesma espessura. Mas nada que não se consiga usando o rolo de massa.
Fiz o creme de tofu com ervas para acompanhar, temperado com alho, orégano, salsa e manjericão. Mas imagino que cada um tenha sua combinação de ervas preferida. Ou muitas vezes, as ervas que temos em casa são outras… Nada como adaptar e recriar a receita! Mas o toque da farinha de amêndoa foi essencial para o resultado final.
A receita dos crackers é do site “Love and Lemons” e foi quase nada modificada em relação à original. Mas eles devem ser consumidos em poucos dias, já que começam a ficar úmidos e moles, mesmo dentro do pote hermético.
Cracker integral com sementes
Ingredientes
- ½ xícara de farinha de arroz integral
- ½ xícara de farinha de amêndoa
- ¼ xícara de sementes de chia ou amaranto
- 2 colheres (sopa) de sementes de linhaça
- 2 colheres (sopa) de gergelim
- ¼ colher (chá) de fermento em pó
- ½ colher (chá) de sal
- 1 colher (chá) de azeite de oliva
- 4 colheres (sopa) de água
Modo de fazer
- Preaqueça o forno (180°C).
- Misture em uma tigela a farinha de arroz, a farinha de amêndoa, as sementes, o fermento e o sal. Junte o azeite de oliva e a água e misture até formar uma bola.
- Abra a massa em uma superfície lisa, sobre papel manteiga, até ficar com 0,5 cm de espessura. Caso as beiradas comecem a rachar, junte pressionando com os dedos.
- Corte em quadrados com uns 5 cm, sem separar a massa. Transfira para uma assadeira com cuidado, segurando pelo papel manteiga.
- Leve ao forno por 25 minutos ou até que comece a ficar dourado. Retire do forno e espere esfriar por 10 minutos. Quebre cuidadosamente pelos cortes. Guarde em pote hermético.
Oiee. Qual farinha pode substituir a de amêndoa?
Ôi Telma! Já fiz com farinha de trigo integral e deu certo. O sabor muda, mas também fica bom!
Monica…onde vc mora…vc da cursos dessas delicias naturais???
Atualmente moro em São Paulo… Mas como estou em tratamento, não tenho como organizar cursos! Quem sabe em alguns meses…
Seria que já que o papel manteiga é de má qualidade usar os tapetes de silicone pra cozinhar adianta pra facilitar retirar?
Sim! Os tapetes de silicone são a solução ideal. Mas como nem todo mundo tem um em casa, preciso indicar soluções que atendam a todos…
Fiz e… a quantidade de água e azeite especificados na receita não foram suficiente para dar liga à massa. Tive que aumentar a quantidade de líquidos. O pior de tudo foi que depois de assado o biscoito não desprendeu do papel manteiga. Tive que comer com papel e tudo. Acredito que fazendo alguns pequenos ajustes dará certo na próxima tentativa. Acrescentei orégano e o sabor ficou maravilhoso. Parabéns pelo blog!
Olá Bruno! Acredito que a quantidade de água pode variar um pouco em função do tipo de farinha usada. Gosto de colocar os líquidos aos poucos e ir incorporando à massa até chegar no ponto. De qualquer forma, já acrescentei uma nota no final da receita! Sobre o papel manteiga, tenho notado que a qualidade dos produtos oferecidos aqui no Brasil tem deixado a desejar… Já tive alguns pães e bolos grudados no papel também!
Passei aqui só pra dizer que suas fotos estão cada vez mais linda! :*
Obrigada!!! Estou com saudade de você
Fã de suas receitas. bjo
Obrigada pelo carinho!!!