Curry com grão-de-bico e castanha de caju

Ninguém se sente bem o tempo todo. E descobri (finalmente!) que está tudo bem em não me sentir muito animada em alguns dias. Afinal, não preciso de permissão para estar triste.

Há dias em que sinto uma saudade imensa da minha vida antes do diagnóstico de câncer. De um passado recente, quando ainda morava em São Luís e tinha meus dias marcados pelo vento forte e pelas marés, que sempre me surpreendiam… Mesmo após anos morando lá! É comum a sensação de que esse período se passou em outro século, em outra vida.

Curry de grão de bico com castanha de caju

O lado positivo é ter todo meu tempo voltado para cuidar de mim, do corpo, da mente, dos meus sentimentos quando à minha volta vejo as pessoas correndo loucamente… De certa forma, fui obrigada a fazer uma parada “forçada” para reflexão. Mas não deixo de me sentir em um espaço à parte, quase que em outro mundo, outra dimensão!

Aprendi depois de um ano em tratamento (ou estou aprendendo) a não me sentir culpada por estar produzindo pouco ou, em alguns momentos, estar produzindo nada. Tive que aprender a respeitar meus novos limites e conviver de maneira pacífica com eles…

Curry de grão de bico com castanha de caju

Por outro lado, tudo que consigo produzir tem um gosto muito especial. São as pequenas vitórias do dia a dia que me mostram o real valor daquilo que importa. Hoje me sinto feliz quando consigo testar uma nova receita, fazer boas fotos e compartilhar aqui no blog. Foi o caso desse curry de grão-de-bico com castanha de caju, que é simplesmente imperdível!

Para um sabor ainda mais diferenciado, prepare o seu leite de coco caseiro com a receita aqui do blog. É sempre uma oportunidade de acrescentar um ingrediente que não vem em vidrinhos ou latinhas no seu prato.

Curry de grão de bico com castanha de caju

Curry com grão-de-bico e castanha de caju

Ingredientes

  • 2 colheres (sopa) de azeite de oliva
  • 1 cebola fatiada
  • 2 dentes de alho espremidos
  • 2 colheres (chá) de gengibre fresco ralado
  • 1 colher (chá) de coentro em pó
  • 1 colher (chá) de cominho em pó
  • 1 colher (chá) de cúrcuma
  • ½ colher (chá) de canela em pó
  • Sal e pimenta-do-reino
  • 1 lata de tomates pelados
  • 2 tomates picados (sem as sementes)
  • 1 xícara de água
  • 500 g de batata-doce picada em cubos
  • 2 xícaras de grão-de-bico cozido
  • ½ xícara de cogumelos (usei champignon)
  • ¼ xícara de castanha de caju sem sal
  • ½ xícara de leite de coco
  • 2 colheres (sopa) de coentro fresco picado

Modo de fazer

  • Aqueça o azeite em uma panela funda e refogue a cebola até começar a ficar translúcida. Junte o alho, o gengibre, os temperos e um pouco de pimenta-do-reino. Refogue por alguns minutos, mexendo com uma colher de pau.
  • Acrescente os tomates e a água e cozinhe até levantar fervura. Diminua o fogo e junte a batata. Cozinhe até que ela fique macia, mas ainda firme.
  • Coloque o grão-de-bico, cogumelos e cozinhe até que aqueçam. Por fim junte a castanha de caju, o leite de coco e parte do coentro fresco.
  • Sirva acompanhado de arroz, quinua ou painço e polvilhado com o restante do coentro fresco picado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comentários

  1. Carmo Duarte Pacheco says:

    Muitos parabéns! Só conheci hoje e gostei muito de a ler e da sua coragem ! A receita vou experimentar amanhã ! Desejo lhe tudo de bom ! Carmo

    1. É uma das minhas receitas preferidas! Me conte depois o que achou…

  2. Cristina Cabrera says:

    Amor em tudo que faz! Qualidade, valor, delicadeza….. assim se traduz seu trabalho seja no patchwork, seja nos presenteando com seu blog de culinária saudável. Você é incrível! Obrigada! Amo suas receitas!

    1. Obrigada pelo carinho!

  3. Maria Lucia Freire says:

    Oi Monica.Conheci sua página hoje, procurando uma geleia de jabuticaba utilizando também as cascas.
    Em seguida, vi esta receita de curry de grão de bico ( grão que adoro). Já imprimi e pelos ingredientes deve ficar uma delícia, irei testar.
    P.S. Espero que vc se recupere e tristeza faz parte da vida, ainda mais em situações limites.

    1. Espero que goste das duas receitas!!! Obrigada pelo carinho!

    2. Oi Monica Boa noite estou conhecendo sua página. Hoje estou gostando muito das receitas com certeza. Vou fazer um grande abraço pra você e que Deus lhe.dr muita saúde Boa recuperação

  4. Orlando Oliveira says:

    Boa noite. Descobri hoje este site de receitas. Fiquei admirado porque dão o nome de CURRY em inglês e não CARIL em português. Hoje em dia ha muita maneira de cozinhar, e a mesma comida podemos dar o “jeito” ao nosso paladar. Se puder participar em receitas, estarei ao dispor. Tudo de bom para quem faz a página, e para quem segue.
    Orlando

  5. Obrigada Monica!
    Ainda que sinta estar produzindo pouco o que você faz é de grande importância, visitar seu blog é sempre um respiro no meu dia!
    Sem exageros, por aqui aprendi a testar e experimentar novos sabores, a buscar o veganismo e a querer um olhar para a vida como o seu!
    Espero sinceramente que todas as pequenas vitórias do dia te preencham entre uma tristeza e outra e que essa pausa forçada te ajude a cuidar de si e superar essa fase! Uma grande sacada, essa de não precisar de permissão para ficar triste, amei!
    Uma boa semana!

    1. Linda mensagem Karine… Adorei e fez meu dia mais feliz!!!

  6. Aline Bessa says:

    Torcendo por voce, Monica. Sei como a gente se sente meio alienigena quando recebe um diagnostico bizarro de saude, mas pelo menos por aqui a culinaria me ajudou muito… Todos comem, afinal, e de certa forma isso me balizou. Beijos!

    1. Márcia Viana says:

      Mônica, adorei a salada de lentilha rosa. Parabéns. Vou experimentar o curry com grão de bico e castanha de caju. Também, como vc, fiquei um ano cuidando de mim, em tratamento. Mudei toda a minha alimentação. Hje, continuo seguindo a mesma dieta alimentar, mas sempre tentando incluir novas receitas. Obrigada.

Close
© 2022 - Santo Legume
Close