Dente de leão refogado

Cada um escolhe as lentes pelas quais quer enxergar o mundo. A minha deve ser a comida! Nunca tive a pretensão de ser uma daquelas cozinheiras famosas, ou algum tipo de “chef”… Mas descobri a cozinha como uma forma de me comunicar com as pessoas, e isso começou por meio de minha mãe e minhas avós. Cresci sentindo e experimentando diferentes sabores, aromas e texturas da comida, o que sempre me seduziu.

Dente de leão refogado

O ato de cozinhar me acompanhou durante a vida. Desde a infância até agora. E garanto que houve diversas fases de descobertas, questionamentos, mudanças… descobrir como me posicionar diante da alimentação foi uma longa caminhada. Afinal, comida não é só pensar nos alimentos em si, mas em como eles são produzidos, que história eles contam e como chegam até você.

Dente de leão refogado

Comer o dente de leão refogado foi um hábito criado lá em São Luís, depois que nosso fornecedor de orgânicos nos contou que o sítio dele tinha dente de leão por todo lado! Passei a pedir a ele que trouxesse um maço toda semana.

Dente de leão refogado

Depois da mudança para São Paulo, não tivemos mais esse presente na cesta de verduras e legumes… Mas outro dia, andando pelo sítio, encontrei algumas folhinhas e me animei a procurar com mais cuidado. E não é que consegui juntar um macinho? Pequeno, bem pequeno, mas o suficiente para matar a vontade (e a saudade!).

Dente de leão

Para identificar as folhas de dente de leão, use o “Guia Prático de PANC – Plantas Alimentícias não Convencionais“.

Dente de leão refogado

Ingredientes

  • 1 maço de folhas de dente de leão
  • 1 cebola cortada em tiras (usei cebola roxa)
  • 1-2 dentes de alho picados
  • 1/4 xícara de tomate seco
  • 1 colher (sopa) de azeite de oliva
  • Sal

Modo de fazer

  • Lave bem as folhas de dente de leão. Pique  grosseiramente.
  • Aqueça uma frigideira e refogue as tiras de cebola com o azeite  de oliva. 
  • Junte o alho e refogue por mais um minutos. Coloque as folhas de dente de leão e misture bem. Por fim coloque o tomate seco. 
  • Refogue até as folhas murcharem. Sirva quente.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comentários

  1. neri de oliveira magalhaes says:

    eu acho q essa dente de leão é a legítima serralha, eu conheço o dente de leão . é parecido mas tem muita diferença da serralha. uma das diferenças é a florsina dele . é bem amarelinha.

Close
© 2024 - Santo Legume
Close