Minha primeira corrida de rua
Há poucas semanas participei da minha primeira corrida de rua. Foi algo que nunca pensei que curtiria tanto fazer! Sempre gostei de correr. Descobri a corrida ainda na minha adolescência e ao longo da vida mantive o hábito por diversos e longos períodos, mas nada de muito treino. Era mais algo como colocar o tênis e sair correndo pelas ruas depois de um rápido aquecimento. Com a idade isso começa a ser mais difícil, é preciso ter cuidado e alguém orientando. Desde que mudamos para São Luís estou treinando com bastante empenho, e o grupo de corrida do qual participo me incentivou a fazer a prova.
Posso garantir que ao acordar no dia da prova e ver o céu cinza e nuvens carregadas, depois de uma noite inteira chovendo, cheguei a pensar em desistir. Eram pouco mais de 6 horas da manhã e teria que estar na avenida Litorânea até as 7 horas… fui e não me arrependi! Acho até que não será uma experiência isolada, daquelas que fazemos só para matar a vontade e a curiosidade. Quem sabe…?
De volta para casa, estava tão animada que passei o dia inspirada na cozinha. Além do que, voltou a chover (e muito!). Resolvi fazer esfihas recheadas com escarola que tinha na geladeira.
A primeira impressão sobre fazer esfihas ou outro tipo de lanche com uma massa que precisa crescer, cortar, rechear, etc. é que demora e faltará paciência ou habilidade. Concordo que não é tão simples como bater uma massa no liquidificador e colocar na forma para assar. Mas em defesa da receita que estou compartilhando, eu diria que o que faz toda diferença é ser uma receita que garanto que dá certo.
Além de ser fácil de preparar, a massa das esfihas não pesou — mesmo usando a farinha de trigo integral. O resultado ficou incrível e ainda com um toque crocante das sementes de chia.
Quando não encontro a escarola, faço o recheio com espinafre (e fica perfeito) e também com chicória, que apesar de um pouco amarga, combina perfeitamente com as amêndoas. É claro que a massa fica ótima com inúmeras outras alternativas, só recomendo evitar recheios muito úmidos ou com molho, ficará difícil de fechar as esfihas porque a massa não gruda nas emendas. O truque para deixar o recheio mais seco é usar as amêndoas picadas, mas um pouco de farinha de rosca caseira também funciona.
Esfiha integral de escarola
Ingredientes
Massa:
- 3 xícaras de farinha de trigo
- 1 xícara de farinha de trigo integral
- ½ xícara de óleo vegetal
- ½ colher (sopa) de açúcar
- ½ colher (sopa) de sal
- 1 xícara de água morna
- 1/2 colher (sopa) de fermento biológico instantâneo
- 1 colher (chá) de semente de chia
Recheio:
- 1 colher (sopa) de azeite de oliva
- ½ cebola picada
- 1 dente de alho picado
- 1 maço de escarola, aproximadamente 3 xícaras de folhas picadas (ou espinafre, chicória)
- 1/3 xícara de amêndoas, picadas
- Sal e pimenta do reino a gosto
Modo de fazer
- Para fazer a massa misture em uma tigela as farinhas, o sal, o açúcar, a semente de chia e o fermento. Adicione o óleo e parte da água e misture.
- Vá acrescentando o restante da água aos poucos, até a massa desgrudar das mãos. Sove por alguns minutos, coloque dentro da tigela, cubra e deixe descansar por 30 minutos.
- Enquanto isso prepare o recheio: em uma frigideira funda, aqueça o azeite de oliva e doure a cebola e o alho.
- Acrescente a escarola e refogue por alguns minutos, até ela murchar. Junte as amêndoas e tempere com sal a gosto.
- Preaqueça o forno (200ºC).
- Abra a massa com um rolo sobre uma superfície enfarinhada e corte círculos com um cortador redondo ou a boca de um copo (usei uma tigelinha com 10 cm de diâmetro).
- Coloque uma colher (de chá bem cheia) de recheio no centro de cada círculo e feche as bordas para o centro, formando um triângulo. Aperte bem as emendas da massa para que não abram ao assar.
- Arrume as esfihas em uma assadeira grande polvilhada de farinha e leve ao forno.
- Asse por 20 a 25 minutos, ou até que estejam douradas.
Receita maravilhosa Mônica!
Agradecida! ☺️