Espaguete com grão-de-bico e beterraba assada

Agora posso dizer que o meu ano começou! Não basta chegar janeiro, tenho que passar pelo meu aniversário para sentir que comecei um novo ciclo. Neste período gosto de manter alguns rituais. Passei as primeiras semanas de janeiro organizando a casa, e checando minhas anotações sobre projetos e pendências do ano anterior. Reconheço que amo uma lista, mesmo que digam que não é nada comum para uma aquariana. Nada que um mapa astral não explique!

Abro armários e tiro tudo o que não está sendo usado, baixo os livros já lidos da estante e procuro quem se interesse por eles. Guardo somente aqueles que posso consultar ou planejo reler. O restante ganha o mundo e novos leitores.

As anotações do ano anterior são revisadas com carinho e cuidado. O que não aconteceu e ainda tem sentido, eu anoto outra vez. As tarefas que ficaram pendentes ou são recorrentes, são atualizadas. É como passar parte da vida a limpo. Deixo só o que realmente importa.

beterraba – ilustração Monica Hering

Reconheço que alguns sonhos ou projetos já não me servem mais (ou não tem mais a importância que tiveram) e desapeguei para abrir novos espaços. Depois da fratura no pulso em dezembro, andei usando a cozinha da varanda para desenhar e pintar. Era o meu canto de testes com os fermentados e onde preparava conservas em quantidades maiores. Como não tenho ideia de quando poderei voltar a mexer com panelas e potes pesados, levei minhas tintas e lápis de cor para lá.

Pintar traz uma paz que não troco por nada. Além de ficar perto das minhas árvores na varanda, tenho os passarinhos como companhia. O espaço é perfeito: claro, tem pia para lavar os pincéis e ainda uso a bancada para deixar os cadernos abertos secando. Encontrar um cantinho onde gosto de estar, inspira a praticar todos os dias. Assim como medito e escrevo.

Já contei aqui que uma das minhas resoluções nos últimos meses foi aprender a pintar — e sem sentir vergonha de ter o dobro da idade de quem está junto comigo em algumas aulas. Acreditar nas minhas escolhas (e no meu potencial de fazer algo novo) por mais inusitadas que possam parecer, é essencial nesse momento da vida. Ando animada com esse novo aprendizado. Mesmo que eu não tenha grandes expectativas com o que tenho feito. 

Aprendi a não ficar paralisada esperando o momento ideal para simplesmente viver e me sentir feliz. Respeito o meu tempo e cada dia da minha existência.

Que nada nos limite, que nada nos defina, que nada nos sujeite. Que nossa liberdade seja nossa própria substância, já que viver é ser livre.

Simone de beauvoir

Sobre a receita que escolhi para o almoço de aniversário

Eu queria preparar algo simples, já que era um dia de semana. Mas o resultado tinha que ser digno de uma comemoração, então escolhi uma das minhas receitas preferidas. A combinação dos ingredientes (grão-de-bico e beterraba) pode parecer um pouco diferente, mas fica perfeita. E ainda tem o toque das folhas de sálvia fresca, que aqui em casa peguei no vaso da varanda.

Espaguete com grão-de-bico e beterraba assada

Ingredientes

  • 4 a 5 beterrabas pequenas picadas em cubos
  • 3 dentes de alho cortado em lâminas
  • 2 colh. (sopa) de aceto balsâmico
  • Sal e pimenta-do-reino
  • 3 colh. (sopa) de azeite de oliva
  • 1 cebola picada em tiras
  • 2 a 3 colh. (sopa) de melado de cana
  • Folhas de sálvia fresca
  • 1 xícara de grão de bico cozido e drenado
  • ½ pacote de espaguete

Modo de fazer

  • Aqueça o forno (200°C).
  • Coloque a beterraba picada, o alho, aceto balsâmico, sal e pimenta em uma travessa refratária. Regue com metade do azeite de oliva e misture.
  • Cubra com papel alumínio e leve ao forno. Asse até a beterraba ficar macia.
  • Refogue a cebola no restante do azeite até ficar macia. Junte o melado de cana, as folhas de sálvia e tempere com sal e pimenta-do-reino. Junte o grão-de-bico e cozinhe até ele aquecer.
  • Cozinhe o espaguete em água fervente e uma pitada de sal, de acordo com o tempo indicado na embalagem.
  • Drene o macarrão e misture com o grão-de-bico. Coloque nos pratos e cubra com a beterraba assada. Sirva em seguida.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comentários

  1. Larissa Silveira Pereira says:

    Você, Monica, é uma pessoa muito inspiradora. Estou apaixonada pelo seu blog.

    Obrigada <3

    1. Que delicia de mensagem Larissa!

Close
© 2024 - Santo Legume
Close