Gelatina de frutas é um clássico e uma das sobremesas favoritas de 9 entre cada 10 crianças (incluindo as crianças crescidinhas!). Mas quando você resolve ler as letras miúdas na embalagem de um pacote de gelatina com “sabor” de frutas (industrializado), você fica assustado. São tantos aromatizantes e corantes… Com certeza não é uma sobremesa saudável. Principalmente para quem sofre com alergias a determinados ingredientes químicos.
Por outro lado, o agar-agar pode ser um ótimo aliado. É só usá-lo para fazer suas gelatinas caseiras, com polpa de fruta natural ou sucos integrais, e criar as suas combinações de frutas. Outra dica é incluir pedacinhos de fruta na gelatina.
Na receita abaixo você conseguirá uma gelatina durinha, apesar de ter sido feita com uma fruta cítrica. Ao contrário da gelatina em pó sem sabor, o agar-agar endurece mesmo utilizando cítricos. Usei carambolas grandes e bem maduras. Estavam doces e deram bastante suco. Mas é preciso passar por uma peneira porque ficam muitos pedaços e sementes.
Para dar um toque charmoso, reserve alguns pedacinhos de carambola inteiros para enfeitar as tigelinhas ou copos.
Gelatina de carambola e laranja
Ingredientes
- 3 carambolas maduras
- 1 xícara de suco de laranja
- ¼ xícara de açúcar demerara
- ½ colher (chá) de agar-agar
Modo de fazer
- Bata as carambolas e o suco de laranja no liquidificador. Passe por uma peneira e transfira para uma panela.
- Acrescente o açúcar e o agar-agar e leve ao fogo médio. Cozinhe até levantar fervura. Mantenha por mais 2 minutos em fervura, mexendo com uma colher de pau, para ativar o agar-agar.
- Coloque em tigelinhas. Quando estiver em temperatura ambiente leve à geladeira.
Uauuu!! Incrível a receita. Uma opção leve, flexível para veganos ou não e pouco obvia!! Obg!! 😉
Oi Veronica! Eu adoro inventar gelatinas com combinações de frutas da época. É bem divertido!
lindo seu blog. Parabéns!
Obrigada!!!