Sempre adorei granola… E por conta disto, testo todas as variações possíveis e imagináveis de receitas que encontro. Elas podem ser feitas com frutas secas, nozes ou sementes. Mas um dos pontos em comum entre todas, é o fato de que elas tem que ser úmidas, pois não gosto de granolas muito secas. Acredito que o fato delas serem mais úmidas ajuda a manter o sabor. As granolas muito secas, ao contrário, parecem ter todas o mesmo gosto! A receita de granola com gengibre foi feita com um ingrediente que nunca havia usado antes: os cubinhos de gengibre glaceado. E garanto que o toque picante que eles deram, fez uma diferença enorme no resultado!
Quando passei a retirar os alimentos de origem animal da minha alimentação, o leite foi um dos primeiros a ser cortado. Já não gostava muito de consumir o “leite de caixinha” ultra processado, e única opção aqui em São Luís. O café da manhã em casa agora tem outras alternativas além do pão com geleia acompanhado de café com leite. O leite passou a ser vegetal, e é feito uma vez por semana, assim como o pão. Temos o dia da aveia, que pode ser em forma de mingau, ou no pote, hidratada na véspera. E por fim, os dias de granola com frutas, melado e eventualmente, iogurte de coco, que aprendi a fazer…
Depois de listar tantas possibilidades gostosas, dá para perceber que as manhãs desde que me tornei vegetariana, ficaram muito mais saborosas… Reconheço que os antigos hábitos não eram nem de longe melhores, nem mais saborosos. Engana-se quem pensa que adotar uma alimentação vegetariana traz restrições: pelo contrário, hoje vejo que ela nos leva a buscar alternativas que poderiam ser perfeitamente adotadas por todos, independente de suas opções alimentares. A adoção de uma alimentação sem ingredientes de origem animal me levou a ser muito mais criativa, na busca por uma alimentação equilibrada.
Granola com gengibre
Ingredientes
- 2 xícaras de aveia em flocos
- ¼ xícara de flocos de quinua
- 2 colheres (sopa) de sementes de chia
- 1 colher (sopa) de sementes de papoula opcional
- 1 colher (sopa) de sementes de linhaça dourada
- ¾ xícara de nozes ou pecans grosseiramente picadas
- ½ colher (chá) de sal
- ¼ colher (chá) de canela em pó
- ¼ colher (chá) de gengibre em pó
- ¼ xícara de óleo de coco, azeite de oliva ou outro óleo vegetal
- 4 colheres (sopa) de melado de cana
- ½ colher (chá) de extrato de baunilha
- ¼ xícara de coco ralado em flocos natural (sem açúcar)
- 3 colheres (sopa) de cranberries desidratadas
- 3 colheres (sopa) de gengibre glaceado picado em cubinhos
Modo de fazer
- Preaqueça o forno (180°C). Forre uma assadeira com papel manteiga.
- Misture em uma tigela grande a aveia, flocos de quinua, chia, papoula (se for utilizar), linhaça, nozes, sal, canela e gengibre. Junte o óleo, melado e abaunilha e mexa até incorporar.
- Espalhe a granola na forma preparada e leve ao forno por 20 minutos.
- Retire do forno e junte o coco ralado. Misture bem. Volte a assadeira ao forno por 10 minutos.
- Quando retirar a granola do forno junte as cranberries e os cubinhos de gengibre. Misture bem.
- Espere esfriar completamente antes de guardar em um pote hermético ou vidro com tampa.
- Pode ser consumido em até 2 semanas. Guarde na geladeira para conservar melhor.
Olá, Mônica!
Em primeiro lugar, parabéns pelo site. Adorei a composição de cores e imagens , receitas, on conjunto do site é perfeito!
Tenho uma dúvida! Este gengibre glaceado que já vi citar em algumas receitas, você compra pronto ou faz o seu próprio produto? Se compra, sabe dizer se existe variedade de fornecedores e / ou ingredientes utilizados?
Cheguei a procurar receita para fazer em casa, mas é feito com açúcar Branco, o qual tento evitar a qualquer custo RS
Então acredito que os que tenho visto para comprar também são feitos com o açúcar tradicional. Sabe dizer de alguma alternativa?
Muito obrigada e parabéns novamente!
Que tal substituir o gengibre glaceado por gengibre em pó?
Obrigada Marilia!!! Sobre o gengibre, comprei já pronto. Mas eles são feitos com açúcar…