Depois de muitos pedidos, muitos rascunhos e muitos meses, finalmente resolvi publicar minhas anotações e pesquisas sobre o kombucha. Não me considero uma “expert” no assunto, no entanto, depois de algum tempo produzindo o meu kombucha em casa (e até fornecendo para amigos que não se animam em fazer), acredito que posso falar da minha experiência pessoal.
Fazer o kombucha (assim como inúmeros outros projetos culinários) pode parecer complicado e assustador até você começar a fazer. Após ter preparado algumas vezes, você percebe como é simples.
Atualmente preparo meu kombucha a cada sete dias e tenho o suficiente para nós consumirmos por toda a semana aqui em casa. Uma das grandes vantagens de preparar o seu próprio kombucha (além do custo) é ter 100% de garantia da procedência de todos os ingredientes utilizados.
O que é o Kombucha?
É uma bebida gasosa, um pouco azeda e ligeiramente adocicada (dependendo do tempo de fermentação). É preparada a partir do chá (Camellia sinensis) preto ou verde fermentado junto com a colônia de bactérias do Kombucha, conhecida como “Scoby”. O nome vem da sigla “Simbiotic Culture of Bacteria & Yeast”, ou, colônia simbiótica de bactérias e leveduras. Parece uma panqueca clara que flutua e tem textura que lembra borracha. Sua origem é bem antiga, tudo indica que foi descoberto há mais de 2000 anos na Ásia, e até hoje é muito valorizado por culturas tradicionais por suas propriedades saudáveis.
Principais benefícios
O kombucha traz muitos benefícios a partir de seu consumo regular.
Um dos mais importantes é auxiliar na recuperação e manutenção das boas bactérias do organismo. Ou seja, promove a saúde intestinal e digestiva. E um intestino saudável tem uma melhor absorção de nutrientes.
Sua abundância de antioxidantes fortalece o sistema imunológico, auxiliando a proteção do organismo de doenças inflamatórias.
Material necessário
Panela para preparar o chá (inox, vidro ou cerâmica, não utilizar alumínio)
Vidro grande com a boca larga
Pano limpo (para tampar o vidro)
Elástico ou barbante (para amarrar o pano)
Peneira (plástico ou de inox)
Colher de pau ou plástico (não usar colher de metal)
Funil (plástico)
Garrafas (plásticas ou de vidro)
Ingredientes
2 colheres (sopa) de chá-preto ou verde puros (a granel) ou 4 saquinhos (não use chás saborizados)
1/4 xícara de açúcar orgânico (cristal ou demerara)
4 xícaras de água filtrada
Scoby (colônia de bactérias)
1/2 xícara de chá do Kombucha anterior (ou que veio com o Scoby)
Nota – Para preparar uma quantidade maior, dobre ou triplique as quantidades acima
Variações na produção do kombucha
Além do chá (Camellia sinensis) existe a produção de kombucha feita a partir de chá de hibisco (ou vinagreira) que contém menos caféina, chá-mate (verde ou torrado), chá de jasmim e outros. É sempre bom testar este tipo de fermentação com um scoby que não seja a sua única colônia.
O açúcar pode ser o açúcar cristal branco ou demerara, o importante é escolher o açúcar menos processado e se possível orgânico. Ele alimenta a bactéria durante a fermentação, e o gosto mais ou menos doce depende do tempo de fermentação.
Modo de preparo
Importante – Nunca coloque o Scoby no chá ainda quente ou morno, ele não resiste se for aquecido.
Preparar o chá na água fervida. Deixar em infusão por 4 a 5 minutos.
Coar o chá (caso esteja usando folhas a granel). Use uma peneira de plástico ou de inox. Transfira para o vidro onde será feita a fermentação. Adoce e espere esfriar.
Dica – Prepare o chá com metade da água necessária. Deixe o chá em infusão, coe e acrescente o restante da água em temperatura ambiente. Isso é feito para acelerar o tempo de resfriamento do chá.
Junte o chá fermentado (do kombucha anterior) e o scoby. O chá fermentado auxilia no processo de fermentação (acelera e aumenta a acidez, protegendo o scoby).
Lembrete – Ao mexer no scoby tenha as mãos bem limpas!
Cubra com um pano limpo (pode ser um guardanapo ou um pano de prato), prenda com um elástico ou barbante para evitar a entrada de insetos.
Guarde em lugar protegido da luz direta e ventilado. Evite mexer com o vidro durante o período de fermentação. Você notará a formação de bolhas e o crescimento de um novo scoby na superfície. A cor do chá muda e ficar gradativamente mais clara e ligeiramente opaca.
O tempo de fermentação dependerá da temperatura ambiente. Em lugares mais quentes o tempo de fermentação é mais curto. A sua preferência pessoal com o sabor indica o tempo certo: menos tempo produz um kombucha mais adocicado; mais tempo produz um kombucha mais ácido e menos doce. É muito importante testar um pouquinho depois de alguns dias e ir acompanhando a mudança no sabor. A primeira fermentação pode durar de 5 a 12 dias.
Importante – Não use colheres de metal. Prefira as de plástico ou madeira.
Quando seu kombucha estiver no ponto desejado, retire o scoby com cuidado e mãos bem limpas, transfira para um prato. Reserve parte do chá fermentado para a próxima fermentação.
Envase o restante do kombucha em garrafas limpas com o auxílio de um funil plástico ou de inox. Ele está pronto para ser consumido após refrigerado. Mas para um sabor diferenciado e um kombucha com mais gás, passe à segunda fermentação.
Para o próximo lote de kombucha, prepare o chá e comece uma nova fermentação seguindo todos os passos anteriores.
Segunda fermentação (opcional)
Ingredientes
Frutas frescas ou secas
Suco de frutas (Frutas cítricas são ótimas: limão, laranja, maracujá) – utilizar até 10% da quantidade do chá fermentado
Gengibre fresco
Ervas frescas
Especiarias (canela, cardamomo, cravo, gengibre, açafrão)
Legumes (pedaços ou suco coado de beterraba, por exemplo)
Adicione os ingredientes desejados nas garrafas, cubra com o chá fermentado e deixando um espaço livre para formação do gás.
Guarde em lugar protegido em temperatura ambiente por 1 ou 2 dias.
Importante – Abra ligeiramente as garrafas para aliviar a pressão e evitar estouros (vire a tampa meia volta, sem retirar completamente).
Transfira para a geladeira.
Dicas importantes
- Se notar mofo, descarte tudo e comece com um novo scoby.
- Os novos scobys que vão se formando na superfície podem ser utilizados em outros vidros (com outros tipos de chá) ou presenteados para pessoas interessadas em começar a produzir. Coloque sempre o scoby em vidro limpo com um pouco de chá fermentado quando for doar uma colônia.
- Se precisar dar uma pausa na produção ou for viajar por um período longo, guarde o scoby em um vidro com chá fermentado, tampado com pano e em temperatura ambiente em local escuro e protegido. Este chá vai fermentar mais do que o usual, sendo difícil consumi-lo. No entanto, quando voltar a produzir, reserve sempre uma pequena quantidade do chá para acrescentar com o scoby ao novo chá.
- Se você nunca provou o kombucha, comece com 1/2 xícara (ou menos) por dia. Aumente essa quantidade gradativamente, conforme sentir que seu organismo (e seu intestino) respondem positivamente.
- Grávidas e lactantes devem consultar o médico antes de tomar o kombucha, ou evitar tomar em excesso. O kombucha pode causar um efeito laxante no bebê e existe a presença de heparina (um anticoagulante).
- O álcool produzido varia de 0,5 a 1%, mas o kombucha não se caracteriza como uma bebida alcoólica.
- Se você é sensível à cafeína, prefira o chá-verde ao preparar o kombucha. O chá-verde tem somente 1/3 da cafeína presente no chá-preto.
Onde encontrar o scoby?
O scoby não é um produto à venda em lojas ou mercados. Procure em grupos de troca na internet e dê preferência a pessoas em sua cidade, para que o scoby não seja desidratado ao ser embalado e enviado pelo correio. É sempre um pouco mais difícil e demorado reativar um scoby desidratado.
É preciso cercar todo processo de extrema limpeza e cuidado. O scoby irá multiplicar-se e acompanhar o proprietário por toda a vida!
Amei tudo ganhei uma muda de kambucha e tenho muito que aprender
Oi Mônica muito legal teu site tenho doze anos e tô começando a fazer kombucha
Olá Khalil! Me conta como está indo o seu kombucha!
Oi, Mônica!
Adorei sua página! Parabéns pela qualidade das publicações.
A sua explicação sobre a Kombucha foi a melhor que encontrei.
Fiz errado a minha primeira fermentação de Kombucha. Ela durou mais tempo do que o necessário e o resultado foi um vinagre… Por sorte, o scoby sobreviveu ao meu amadorismo e ainda se multiplicou.
Farei uma nova primeira fermentação e depois a segunda, com sabor.
Minha dúvida, na segunda fermentação, é a proporção entre o chá (resultado da primeira fermentação) e o suco de fruto.
Qual proporção vc recomenda? Começarei usando suco de uva, para me familiarizar com o processo.
Obrigada pelo conhecimento partilhado!
Abraços
Olá Ana! Fico muito, muito feliz com comentários como o seu. É muito gostoso ter esse retorno depois de tanto trabalho para publicar o blog. Sobre a segunda fermentação, comece adicionando pouco do suco de fruta. Algo em torno de 10% de suco. Aumente (ou não!) aos poucos de acordo com o seu gosto pessoal. Me conta depois como ficou… Um abraço
EXCELENTE MATÉRIA.
TIRA DUVIDAS EM GERAL.
Olá, tudo bem? Encontrei sua página ao pesquisar sobre Kombucha e adorei sua explicação! Tenho dúvidas se fiz corretamente, com chá de hibisco e a cor ficou forte, mal consigo visualizar o scooby, que ficou bem próximo a superfície do vidro. É assim mesmo? Desde já agradeço!!
Oi! Quando usamos o hibisco para fazer o kombucha a cor fica bem forte. Se achar que está muito concentrado, dilua mais o chá. O mais importante é evitar usar esse scooby para fazer o kombucha com outro tipo de chá (como o chá verde, por exemplo!).
A Mãe do Vinagre também serve de scoby?
Olá! O que eu aprendi com os fermentados é que cada um tem a sua “mãe”! O scooby do kombucha é só dele, assim como o do vinagre…
Posso usar o açucar mascavo no lugar dos outras açucares ?
Não dá certo com o açúcar mascavo… Ele não alimenta o scooby como os outros tipos de açúcar!
Eu posso fazer o preparado somente com o mascavo e água?
qual a finalidade dos chás ?
Olá! O kombucha é um chá fermentado… O chá é parte essencial do preparo!
Muito boa a sua explicação. Estou fazendo há 2 meses. Eu costumo consumir ele puro, já na primeira fermentação. É uma particularidade. Prefiro assim do que saborizado. Tinha dúvidas em relação à temperatura e a deixá-los juntos, fora outros pormenores que ficaram esclarecidos. Mta gratidão. Deus a abençoe!
Bom dia, gostaria de iniciar a fazer o kombucha…experimentei ontem um pronto em garrafa o da PRANA…
Vendo os comentários acima não entendi como acha ou faz esse scoob…
Oi! O scooby é vendido ou doado, começar do zero não dá! Procure grupos de doação na sua cidade
Por que não dá para começar do zero?
Oi Lili! Dá para começar do zero, só é bem mais demorado e nem sempre dá certo. Nunca tentei, mas na internet você encontra diversos tutoriais de como fazer.
Monica, qual a proporção de suco natural apos a primeira fermentação?
Ôi Kenia! Eu uso em torno de 10% da quantidade do chá.
Monica, no meu vidro de vinagre de maçã orgânico cresceu uns disco iguais a um scoby.
Posso usar para fazer kombucha ou é outra colônia de microorganismo?
Oi Lucila! Essa é a colonia “mãe” do vinagre. Use para fermentar mais vinagre, em menos tempo.
Tenho os scoobys no chá verde ,mas gostaria de mudar p outros chás, como fazer?! Obrigada
Olá! Separe um dos discos do seu scooby (quando ele se multiplicar) e com ele comece uma nova cultura em outro tipo de chá. Ele vai se adaptar!
Oi Monica! Faco kombucha ha 3 meses e ja tenho alguns scoobys. minha duvida é:1) posso deixar os sccobys juntos ou preciso ir separando eles? 2) Caso, eu nao precise separa-los, para cada scooby calculo quanto de cha? No inicio quando eu só tinha 1 scooby eu fazia 1 litro. A conta é a mesma para varios scoobys dentro de uma suqueira?
Olá Josi! Eu acabo sempre tendo diversos scoobys que se formam no vidro e vão até se fundindo. Viram um scooby bem grosso! Normalmente faço o dobro das medidas indicadas acima.
Após os 10 dias da primeira fermentação posso coar o chá com peneira e pano? Pra tirar aquela sujeitinho que fica no fundo do vidro e ficar um chá limpinho.
Olá Vilma! Eu prefiro usar uma peneira plástica fininha
Olá,
Tinha deixado uma mudinha de kombucha no freezer por um bom tempo. Acho que uns dois anos!!!!!
Será que ainda dá pra ressuscitar ele?
Oi Jandira! Acho que só testando para saber… Nunca deixei por tanto tempo!
Parabéns pela excepcional explicação??A mais simples e completa que tive até o momento!!
Estou cultivando Kombucha ha cerca d 1 mês e estou amando.
Qual vidro você indica para a fermentação 2? Para sonorizar…
Fico tão feliz quando sei que os textos compartilhados ajudam alguém! Sobre a segunda fermentação, uso garrafas de vinho que tem a tampa de rosquear, não com rolha.
Posso comer os scoobies ? Eu tenho 8 bem grandes e ja’ ofereci pra doar nas minhas redes sociais mas ninguem se interessou. Moro em Dallas e queria saber se posso preparar algum alimento com alguns scoobies .
Pode sim Lidia! Se procurar na internet vai ver as mil e uma possibilidades de comer o scoby (como ceviche, em sushi, com arroz e legumes…), fazer sabonete, usar como máscara facial, e até na composteira!
Graças à Deus alguém respondeu uma pergunta que já fiz em vários videos, blogs… Muito obrigada pela gentileza em responder. Recebi uma doação e fiquei com essa duvida após a primeira vez que fiz. Se formou um outro scoby e eu, na duvida, coloquei em outro vidro e fiz uma nova receita que já estão com 5 dias. Agora sabendo que posso deixar vou fazer em uma suqueira.
Até quantos scobys podem ficar num único vidro? Estou tentando entender com se faz o “hotel de scoby”.
Olá Sonia! Tenho um vidro com uns 20 scoobys…! Não consegui doar durante o isolamento, e eles foram se acumulando. Faço o kombucha em outro vidro usando uns 2 ou 3. O resto fica no “hotel”.
Gostaria de saber o que é melhor eu usar na nova kombucha …o escooby velho ou o novo q formou?
Olá Rosane! Eu vou mantendo todos juntos, só separo se for doar uma parte.
Olá Mônica, adorei seu post. Venho fazendo kombucha há alguns meses e sou apaixonada. Moro em um lugar muito isolado e agora na quarentena vi que vou ficar sem chá preto. Geralmente faço com preto e verde misturados. Por aqui tenho ainda um pouco do verde, mate torrado e muita vinagreira plantada. Minha pergunta pra você é como consigo fazer essa transição para um outro tipo de chá até eu conseguir novamente comprar o chá preto.
Olá Raquel! Se tiver mais de um scooby, deixe um no chá que você costuma fazer durante esse período em que não vai conseguir comprar o chá que costuma usar. Ele vai ficar de quarentena junto coma gente! Enquanto isso, use outro scooby para fazer novas combinações de chá.
Ganhei um scoby e acabei colocando ele no chá ainda morno um pouco, será que matei a colônia, como faço pra saber se não estraguei o scoby?
Olá! Agora é esperar e ver se ele vai fermentar! Boa sorte
Mônica,como faço pra encontrar um grupo de troca? Moro no Rio de Janeiro,na Baixada Fluminense. Sabe se tem alguém por aqui, que possa me doar?
Já me falaram que no Facebook há diversos grupos de troca. No entanto, pode ser que algumas doações estejam suspensas no momento devido ao isolamento…
É eu tenho uns scoby juntos e o do topo eu vi que deu um mofo numa beiradinha é normal isso?
Olá! Mofo não é normal… Tire o pedaço com mofo!
Ganhei um scoby no chã verde…posso trocar e coloca-lo no chã preto
Oi Luciana! Pode sim. Mas evita trocar com frequência. Ele demora um pouquinho pra se adaptar.
Eu gostaria de saber onde encontrar essa alga porque quando adolescente cheguei a ganhar um desses.de alguém e acabei não usando por não saber como fazer!E hoje eu preciso por problemas de saúde e gosto muito de produtos naturais ,se alguém tiver e quiser dividir comigo ,ficarei grata!
Olá! Na internet você encontra diversos grupos que doam a colonia de bactérias para fazer o kombucha (conhecida por Scoby!).
Ola!
Adorei sua materia…estou com uma scooby (tripla + 1 filho pequeno em cima) em 2l de cha…qdo sei a hora de dividir? Separo na mão? Não posso machucar a scooby?
Olá! Pode dividir o seu scooby sem medo… Ele pode até “rasgar” um pedacinho, mas não vai interferir na fermentação!
Parabéns Mônica pela sua matéria, pois é simples, clara e objetiva, principalmente aos que estão iniciando, pois vejo muitas informações incoerentes pelas redes!
Gente eu sou candidata a receber uma doação do Kombucha. Preciso para mim minha filha e meu filho. Eu ainda era bem jovem auando ganhei um Skooby eu amava tomar o Kombucha todos os dias é muito gostoso
Onde você mora eu em Ipatinga Minas Gerais
Eu tenho para doar
Edmar, estou em Ipatinga e procurando na internet quem tem aqui para doar ou vender, encontrei seu comentário. Você ainda tem disponível?
BOM DIA
Estou aguardando meu scob chegar para iniciar o preparo do kombucha. Depois da segunda fermentação e engarrafado quanto tempo ele pode ficar na geladeira para ser consumido ? outra pergunta, se eu não conseguir doadores imediato para os scob produzidos o que faço com o excedente ?
Olá! Você vai adorar preparar o seu próprio kombucha! Depois da segunda fermentação o kombucha pode ficar por semanas na geladeira. Pode até acontecer de começar a formar um pequeno scooby dentro da garrafa! Quando não consigo doar meu excedente de scooby, deixo ele acumular dentro dos vidros maiores. Vai formando um scooby bem grosso, mas não há problema algum nisso.
Adorei a matéria!! Muito bem explicado!!!! Tudo muito esclarecido!!
Meus parabéns!!!
Obrigada! Fico tão feliz quando recebo esse retorno! Escrevi com muito carinho e cuidado!
Amei seu post! O mais bem explicado e detalhado que li pela internet. Começarei minha segunda fermentação amanhã. Estou animada, pois a primeira ja está com um.novo scoby lindo! Obrigada por compartilhar!
Olá Thalita! Espero que você goste de preparar seu próprio kombucha. Depois que a gente pega o jeito, fica bem simples!
coloquei suco e chá na primeira fermentação será que matei minha muda
Olá Denise! Acho que matar, não matou! Mas faça o chá outra vez para a primeira fermentação e coloque seu scooby. Vamos torcer que dê tudo certo!
Boa tarde. Tenho saborizado com gengibre e limão siciliano, utilizo as garrafas de cerveja com tampas flip top, encho e deixo um espaço, coloco em lugar escuro, deixei por 10 dias e não tem gás. O sabor está agradável pra mim que não gosto de bebidas doce mas não forma gás. Será que devo colocar mais açúcar no momento do envase? ou estou colocando muito gengibre (em pedaços) e suco do limão? Obrigada. Fiz anteriormente com suco de uva branca (industrializado) e em garrafas pet e formou gás mas não quero usar PET pois tem muita química e nem esses sucos concentrados. Obrigada.
O scoby é comestível?
Sim! Nunca provei, mas conheço que o consome!
sim e comestível, já fiz ate geleia bati o Scoby no liquidificador com açúcar e levei ao fogo ate da consistência de geleia, uma delicia!! bem azedinho
Uau! Vou provar uma hora dessas! Obrigada pela dica
Amando esse meu inicio dessa experiencia do kombucha. Estou na primeira fermentação, moro em Recife, então clima quente e irei deixar por 5 dias pra daí tirar um pouco e fazer 1l com suco de uva na garrafa pet – com mais 24hs de fermentação pra depois por na geladeira. Ansiosa ….rss
Ficou bom? Conta aqui…
Olá. Envasei para a segunda fermentação e depois de 2 dias apareceram umas melecas, fiapos, escuros boiando no topo da garrafa. Será que é mofo?
Mofo é diferente!
Não, Adriana! São leveduras. Normal devido ao processo de fermentação. É só coar na hora de tomar.
Bom Dia Monica!
Quando coloco para fazer a segunda fermentação, coloco em recipiente plastico, procuro vedar com plástico filme a boca do recipiente e após sim colocar a tampa. Só que percebo que 1 e 2 dias após esse processo é visível a formação do gás, quando vou envasar para as garrafa pet de 500 ml (sempre no 3º dia), esse gás quase não se nota (provavelmente tem algum lugar que esta liberando o mesmo).
Pergunto:
É normal isso acontecer? Ou preciso colocar num recipiente bem vedado para fazer essa segunda fermentação? Tipo um recipiente com tampa rosqueável?
Outra dúvida, ele produz um pouco de gá após ir ser envasado definitivamente para as garrafinha de 500 ml?
att!!
Eu faria a segunda fermentação nas garrafinhas definitivas. Ao fazer outro envase o gás está se perdendo! Outro detalhe é a tampa… Teste para ter certeza que as tampas vedam bem.
Oi. Preparei o kombucha e agora na hora de envasar percebi que além da mãe que está no fundo e o filho na superfície, tem um disco menor na lateral (de lado). Pode formar um outro filho assim aleatório?
Já aconteceu comigo!
olá. adorei seu posto.
estou com uma dúvida na produção. irei iniciar agora.
se eu nao tiver com quem doar. o que eu faria com o scoby que ira se formar?
eu posso jogar fora e ficar com o que me foi doado para seguir o processo de fermentaçao para o proximo? ou vou usando o novo sque se forma e descartando o antigo? ou vou deixando os dois juntos, depois os 3 juntos, depois os 4 juntos que ja estao formados para os proximos…obrigado
sei que é lamentavel ter que jogar fora se for o caso. mais é que se eu nao tiver inguem para doar ate certo ponto. quero saber o que devo fazer com os que surgem na fermentaçao
Nem sempre tenho a quem doar os scoobys que se formam… E quando isto acontece, deixo-os todos juntos fermentando!
Oi Mônica, estou muito agradecida pelo seu post, aprendi muito.
Também sou iniciante e na última fermentação, minha kombucha ficou muito ácida, como sei o ponto certo pra tirar?
Oi Lilia! O ponto ideal é algo bem pessoal. Recomendo que teste diversas vezes até sentir que está a seu gosto.
Quais as proporções para fazer a kombucha de especiarias?
obrigada
Eu faria nas proporções indicadas e somente acrescentaria as especiarias escolhidas na segunda fermentação. Acrescente bem pouco nas primeiras vezes e vá acertando a quantidade e combinação das especiarias.
Na segunda fermentação as tampas das garrafas podem ser metálicas?
Obrigada
Sim, costumo usar tampas metálicas na segunda fermentação para aguentar a pressão!
Melhor descrição que já vi do processo, muito obrigada!
Boa tarde!
Lembro de que minha mãe ganhou essa “alga” e foi um Deus nos acuda! Sei lá por quais razões, aquele chá não era consumido e eu nem fazia ideia do que era.
Chegou uma época em que tínhamos 6 ou 7 bacias de uns 45 cm de diâmetro, com a “alga” crescendo cada vez mais e ninguém sabia o que fazer. Lembrando disso, agora, acho que foi falta de informações sobre o processo todo. Enfim… em uma situação como a sua, por exemplo: você disse “O scoby irá multiplicar-se e acompanhar o proprietário por toda a vida!” O que fazer com aquela cultura enorme? Com o Kefir é semelhante: minha colônia está do tamanho de meio pão francês e não tenho com quem dividir…
Obrigado
Existem grupos de doação na internet. Que tal se cadastrar em algum destes grupos?
Adorei seu post. Você sabe se depois da segunda fermentação, se eu envasar e fechar com tampinhas normais, e resfriar, ele ainda corre o risco de estourar? ou resfriando eu páro o processo e nao existe mais esse risco?
Sempre cuido com muito carinha da escolha das tampas, mesmo na segunda fermentação. Apesar de estarem na geladeira ainda existe uma fermentação, mesmo que pequena!
Já estou cuidando do meu scooby com muito carinho. Gratidão Mônica. Você é maravilhosa. ❤️
Vamos multiplicar essa rede em São Luis, você vai ver!!! Beijo
O Scooby faz o mesmo efeito no organismo que o Kefir de água faz???
Tanto o kombucha quanto o kefir são bebidas probióticas. Não conheço muito bem os efeitos do kefir de água, mas imagino que sejam mais ou menos os mesmos do kombucha!
Amei o seu post sobre o kombucha! Muito esclarecedor! E virei fã do seu blog, simplesmente incrível, parabéns!
Que bom que gostou do post! Procurei escrever exatamente como preparo o meu (e fica incrível!).
O meu está com pouco gás será que tem algum motivo pouco açúcar ou muitos scobs no começo gaseifiava bastante .
Olá! Quando tiver muitos scoobys no vidro, separe uma parte e coloque num outro vidro (com chá e açúcar). Além de separar o excedente, você terá um back-up para alguma eventualidade!