Já fiz este prato com diversos tipos de macarrão (penne, parafuso), com abóbora japonesa (cabotiá) e com abóbora jerimum (muito comum aqui no nordeste). Já o molho pesto, aqui em casa, é sempre diferente: hora é feito com manjericão e salsa, hora com rúcula, ou até com um pouco de coentro. Também faço com diversas oleaginosas: podem ser nozes, castanhas do Pará, castanhas de caju, pecans… Resumindo, o pesto é feito com os ingredientes que tenho na geladeira e sempre fica bom! A minha receita básica de pesto de manjericão está aqui no blog.
Sobre a receita do macarrão: um prato colorido e com aroma e sabor únicos! As folhas de sálvia frescas são um pouco difíceis de encontrar. Por isso mesmo, gosto de ter sempre uma mudinha no vaso de temperos na varanda. Mas elas dão um toque bem especial. Vale a pena procurar e incluir no prato!
Macarrão com abóbora, pesto e sálvia
Ingredientes
- ¼ de abóbora média sem casca e sem as sementes, picada em cubos
- 5 dentes de alho com a casca
- Sal e pimenta do reino
- 2 colheres (sopa) de azeite de oliva
- Folhas de sálvia frescas
- ¼ xícara de amêndoas, grosseiramente picadas
- ½ pacote de macarrão curto (usei integral)
- ½ xícara de molho pesto (usei de manjericão)
- 1 maço de couve pequeno, sem o talo e grosseiramente picado
Modo de fazer
- Preaqueça o forno (200°C).
- Coloque a abóbora, alho, sal, pimenta e 1 colher (sopa) de azeite em uma travessa refratária. Misture bem e leve ao forno por 10 a 15 minutos.
- Coloque as folhas de sálvia, a amêndoa e o restante do azeite em uma tigelinha e misture bem. Transfira para a assadeira com a abóbora. Asse por mais 10 a 15 minutos, ou até a abóbora ficar macia.
- Retire a casca dos dentes de alho e amasse com um garfo. Reserve.
- Cozinhe o macarrão em água com sal de acordo com as instruções da embalagem, ou até que esteja "al dente". Escorra, reservando 1 xícara da água do cozimento.
- Retorne o macarrão para a panela e misture o pesto e o alho amassado. Acrescente em seguida a abóbora e a couve picada. Corrija o tempero com sal e pimenta, se necessário.
- Se ficar muito seco, acrescente parte da água do cozimento reservada, misturando bem. Sirva em seguida.
o que dizer desta receita? MARAVILHOSAAAA!, e o mais importante, o Maridão adorou, kkkkk
Obrigada mais uma vez Mônica, pelo seu trabalho.
Imagino que ficou uma delicia! Beijo
Outro dia fiz essa receita, ficou uma delícia… para comer rezando!!
Obrigada por contar!!! Fiquei feliz!