Depois de 16 meses, finalmente todos os protocolos de tratamento que haviam sido recomendados para meu caso foram cumpridos. Quimioterapia, cirurgia, radioterapia, quimioterapia oral… Não foi fácil, poderia até dizer que em alguns momentos o tratamento foi um tanto cruel! Mas passou.
Deveria ser um momento de alívio, mas é um momento de uma certa apreensão e um pouco de medo. Medo do futuro e do que ele reserva. Retomar a vida depois de um diagnóstico de câncer, nunca mais será somente retomar a vida. Com certeza, não dá para ser a mesma pessoa… Nossa maneira de ver o mundo, o que fazemos, nossas expectativas, o que nos dá (ou não!) alguma segurança… Tudo muda!
Felizmente existem alguns “portos seguros” na minha vida! A família, os amigos que não deixaram de estar ao meu lado, aquelas convicções que se mantiveram firmes durante esse período… Sim, porque garanto que muitas se foram!
Cozinhar, preparar a minha comida, foi algo delicado em alguns períodos do tratamento. Existem efeitos colaterais que fazem querer esquecer que comer é preciso. E se alimentar bem, principalmente! No entanto, sempre que me senti bem durante todos esses meses, fui correndo para a cozinha preparar alguma das receitas favoritas, ou até uma receita nova. Estar na minha cozinha sempre traz uma sensação boa, de confiança no futuro.
A receita do macarrão com molho de abóbora que compartilho hoje foi uma das receitas que mais repeti ultimamente. Ela é muito especial e sempre estará associada a uma sensação de conforto e aconchego. Espero que vocês gostem! Ela foi ligeiramente adaptada do livro “Os segredos veganos de Isa” (recheado de boas dicas e receitas).
Macarrão com molho de abóbora assada
Ingredientes
- 1/2 pacote de macarrão curto integral (penne, fusilli)
Molho
- ½ xícara de castanha de caju, demolhada por 2 a 3 horas
- 1 ½ xícara de caldo de legumes
- 1 ½ xícara de purê de abóbora, assada em cubos e amassada
- 2 colheres (sopa) de missô
- 2 colheres (sopa) de levedura nutricional (opcional)
- 1 colher (sopa) de suco de limão (usei o limão-siciliano)
Para finalizar
- 1 colher (sopa) de azeite de oliva
- 1 cebola picada
- ½ colher (chá) de sal
- 3 dentes de alho, picados
- Folhas de sálvia fresca
- Pimenta-do-reino
- ½ a ¾ xícara de vinho branco
Para decorar
- Sementes de abóbora
- Amêndoas ou nozes, picadas
Modo de fazer
- Cozinhe o macarrão em água fervente com 1 pitada de sal, conforme as instruções de tempo indicadas na embalagem. Escorra e reserve.
Molho
- Escorra a castanha de caju e coloque no processador com o caldo de legumes. Bata até ficar bem liso.
- Junte a abóbora, o missô, a levedura nutricional (caso use) e o suco de limão. Bata até formar um creme.
Montagem
- Refogue a cebola com o azeite e uma pitada de sal, até começar a dourar. Junte o alho e em seguida as folhas de sálvia. Tempere com a pimenta-do-reino e junte o vinho. Deixe levantar fervura e reduzir um pouco.
- Acrescente o creme de abóbora à panela e mexa para incorporar aos demais ingredientes. Espere aquecer e engrossar um pouco. Corrija o tempero, se necessário.
- Despeje a massa cozida à panela e misture tudo.
- Sirva polvilhado com sementes de abóbora e amêndoas (ou nozes) picadas.
Coloquei na lista para fazer por aqui!!
Vai gostar e repetir! Garanto