O manjar de coco foi feito com o meu atual ingrediente favorito na cozinha: o leite de coco caseiro. Como ele não é concentrado, o manjar tende a ficar mais cremoso; isto significa que, quem gosta dele mais consistente, deve acrescentar um pouco mais de araruta (ou de amido de milho) ou preparar o leite de coco com menos água.
Fiz este manjar por muitos anos utilizando leite de vaca. Desde que deixei de consumi-lo, fiz uma pequena alteração e passei a colocar mais leite de coco do que o leite vegetal. Já testei a receita com o leite de aveia, leite de amêndoas e leite de castanhas. Ficou perfeito e delicioso em todas as ocasiões.
A calda que tradicionalmente acompanha o manjar de coco é a de ameixa-preta. Como não tinha ameixas secas em casa, resolvi testar a calda de tâmaras. As tâmaras são mais doces, então não é preciso acrescentar açúcar. Coloque as tâmaras de molho em um pouco de água quente para amolecerem. Em seguida, use um pouco da água do molho para processar as tâmaras. O ideal é ir colocando a água gradualmente para a calda não ficar muito mole.
Aqui em São Luís encontrei um lugar onde comprar os grãos, farinhas e frutas secas a granel com um preço bem camarada… Quando tem algo próximo ao vencimento eles fazem preços melhores ainda, principalmente para quantidades maiores. Andei comprando tâmara e fazendo um monte de receitas com elas, antes de expirar o prazo de validade. Ainda levo algumas num potinho para os treinos de corrida, e quando termino o treino volto comendo minhas tâmaras pela praia…
Manjar de coco e calda de tâmaras
Ingredientes
- 1 xícara de leite vegetal
- 3 colheres (sopa) bem cheias de araruta (ou amido de milho)
- 3 colheres (sopa) de açúcar demerara
- 500 ml de leite de coco
- ½ colher (chá) de cardamomo moído
Calda de tâmara:
- 100 g de tâmaras sem caroço
- 1 xícara de água filtrada
Modo de fazer
- Misture o amido com o açúcar e dissolva no leite. Junte o leite de coco e o cardamomo. Leve ao fogo, mexendo com uma colher de pau. Quando ferver, abaixe o fogo e continue mexendo até engrossar.
- Espere esfriar um pouco e transfira para tigelinhas molhadas com água. Leve à geladeira por algumas horas, ou de um dia para o outro.
- Para a calda, cubra as tâmaras com a água aquecida e deixe hidratar por uns 20 minutos. Coloque as tâmaras no liquidificador (ou processador) com um pouco da água do molho (usei 1/4 de xícara). Bata até virar um creme.
- Coloque colheradas da calda sobre o manjar depois que ele estiver firme.