Quer molho mais simples do que um molho de tomate caseiro? Mas atenção! Estou falando de molho feito com tomates e nada de latinhas…
Outro dia trocando ideias sobre receitas de macarrão com alguns amigos, percebi que molhos básicos são cada vez mais considerados os molhos prontos, aqueles em lata ou vidro. Ou seja, muita gente começa uma receita com eles para qualquer outro preparo mais elaborado. Concordo que muitas vezes não temos tomates frescos e em quantidade suficiente para fazer um molho em casa. Usar tomates pelados em lata é algo que faço com frequência. Há épocas em que não encontro tomates com preço razoável para fazer molho em quantidade maior e até congelar. Em outras situações, é preciso preparar algo rápido, e ter alguns tomates já cozidos. Ter uma lata de tomates pelados no armário é sempre um coringa na cozinha.
Mas voltando ao assunto do papo entre amigos, descobri que algumas pessoas nunca testaram fazer um molho de tomate básico. Em resposta, prometi postar aqui no blog uma receita. Espero que ela possa ser um estímulo a outras pessoas interessadas no assunto.
A receita é bem simples, e ao contrário do que muitos imaginam, não demora quase nada. É só uma questão de começar a preparar o almoço um pouco antes. E vale incrementar o molho básico com o que a imaginação mandar! Só não esqueçam de contar as ideias que tiveram. Adoro trocar ideias sobre receitas!
Molho de tomate caseiro
Ingredientes
- 1 kg de tomates maduros mas firmes
- 1-2 colheres (sopa) de azeite de oliva
- 1 cebola
- 2-3 de dentes de alho
- Ervas frescas (orégano, tomilho, salsa, manjericão)
- Sal e pimenta-do-reino
Modo de fazer
- Lave e pique os tomates. Não descarte as sementes!
- Descasque e pique a cebola e os dentes de alho.
- Aqueça a panela em fogo baixo. Coloque o azeite e junte a cebola. Refogue por alguns minutos, até a cebola começar a ficar translúcida.
- Junte o alho e as ervas frescas que for usar. Refogue por mais 1 ou 2 minutos.
- Acrescente os tomates e aumente a chama do fogão. Tempere com sal e pimenta-do-reino.
- Tampe e cozinhe por uns 10 minutos. Se for necessário, junte um pouco de água.
- Retire do fogo e sirva em seguida. Ou guarde pronto em potes individuais.
Parabéns pela sua organização e simplicidade! Quanto ao molho de tomate caseiro, gosto de retirar as cascas e acrescento um pedaço de cenoura para tirar a acidez ou um pedaço de beterraba (raladas) e depois processo para desaparecerem (parte fica os pedaços e parte cremoso). um abraço . Maristela
Adorei as dicas Maristela!