Tenho um pouco de aversão a usar nomes que pertencem a outros alimentos (no caso, não veganos) para receitas veganas. Já recebi até algumas críticas aqui no blog, em ocasiões em que chamei um hambúrguer de quinua e cenoura, de “hambúrguer”! Mas gostaria que entendessem que muitas vezes é muito difícil encontrar uma palavra que traga a referência que muitos esperam.
Descobri que aqueles que optam pelo vegetarianismo estrito (ou veganismo) sempre têm algum ponto “delicado” de lembranças e referências de alimentos que não consomem mais. E por isso acabam buscando sabores que substituam ou remetam a essas lembranças. É o caso do mix de castanha e sementes que, graças à adição da levedura nutricional, traz um sabor levemente defumado à receita.
Quem não lembra com algum carinho daquele queijo parmesão ralado na hora, colocado sobre o molho do seu macarrão? Pois é… O intuito deste mix é trazer aquele sabor que falta para muitos veganos em alguns pratos. Mas atenção: a levedura nutricional não é igual à levedura de cerveja. É um fermento inativo usado como complemento nutricional e um acréscimo de sabor. Ela lembra alimentos como queijos ou produtos defumados, mas sem nenhum ingrediente de origem animal. É indicada para usar no lugar de realçadores de sabor artificiais e pode ser encontrada em lojas de artigos naturais.
“Parmesão” vegano (ou mix de castanha e sementes)
Ingredientes
- ½ xícara de castanha de caju
- 1 colher (sopa) de gergelim
- 1 colher (chá) de cebola desidratada
- 1 colher (chá) de alho desidratado
- ½ colher (chá) de cúrcuma
- 1 colher (chá) de sal
- 1 e ½ colher (sopa) de levedura nutricional (opcional, mas dá um sabor incrível)
- 1 colher (sopa) de semente de girassol
- 1 colher (sopa) de farinha de linhaça
Modo de fazer
- Processe todos os ingredientes até virar uma farofa.
- Guarde em um vidro tampado na geladeira.
Descobri hj seu blog , maravilhoso ! Eu não sou vegana , mas estou buscando receitinhas pra sair dos alimentos com alto índice glicemico , e carboidratos ! Suas receitas são requintadas , elegantes e com simplicidade ! Amei , printei algumas, passei a seguir no Instagram e vou voltar outras vezes…gratidão
Olá Rosângela! Fico feliz por você ter encontrado receitas que te agradaram. Volte sempre!!
Oi achei hoje seu blog, gosto muito deste tipo de receitas, como posso é onde usar o parmesão ralado? Pode ser acrescentado em preparações frias e quentes? Obrigada.
Olá Rose! Eu uso sobre saladas, pratos com massa, e para dar um toque em outras receitas. Principalmente para acrescentar um pouco de textura mais crocante!
Que interessante! Será que dá pra substituir a farinha de linhaça por alguma outra? Nunca usei ela, você tem alguma sugestão pra que fique parecido?
Olá! Para fazer a farinha de linhaça é só triturar a linhaça em grãos no processador!
Oi Monica estou adorando as suas receitas!! Fiquei na dúvida se esse parmesão vegano tem que assar os ingredientes ,ou é tudo cru mesmo?
Olá! É tudo cru mesmo. Só processar e guardar!