Fazer picolés em casa foi mais do que uma descoberta. Foi incluir um novo hábito: o de ter sempre uma forminha com algum sabor novo gelando no freezer! Também é uma forma de conhecer melhor as frutas locais e seus sabores. Como aqui faz calor o ano inteiro, nada como aproveitar o pretexto, e ter algo fresquinho para sentar na rede da varanda e me deliciar… Olhando o mar, é claro!
Falando em mar, estávamos viajando nos últimos dias, para comemorar meu aniversário em uma praia diferente! Fomos para a Praia da Pipa, no Rio Grande do Norte. Já conheci Natal e Genipabu e adorei esse pedaço do nosso litoral. Em Pipa você tem que saber direitinho os horários das marés para não ser surpreendido durante a caminhada que liga uma praia a outra.
Aproveitamos para descansar bastante, ler e claro… Comer bem! Tem uma variedade enorme de restaurantes nessa cidade, e logo, comida para todos os gostos. Descobri uma loja de panelas de barro e depois de conversar muito com a dona, soube que ela, a mãe, tias e avó tem o mesmo ofício. Difícil foi sair de lá sem uma sacola bem pesada que teve que entrar nas nossas malas de mão… Trouxe para São Luís uma panela e uma travessa, que, aliás, não vejo a hora de inaugurar.
Ficamos em um lugar fora do centro no alto de uma falésia, e todos os dias era preciso descer uma boa centena de degraus para chegar na praia. Com uma pequena caminhada pudemos visitar uma praia próxima e bem tranquila, onde há a desova das tartarugas monitorada pelo Projeto Tamar. Fiquei bem surpresa com a quantidade de “ninhos” demarcados ao longo da faixa de areia. Também é um local onde as tartarugas voltam no final da vida. Então também vimos diversos cascos enormes pela faixa de areia. Nos fez pensar em ciclos que se fecham…
Picolé de abacate e leite de coco
Ingredientes
- 1 abacate médio
- ½ xícara de leite de coco (usei o leite de coco feito em casa)
- 3 colheres (sopa) de açúcar demerara
Modo de fazer
- Bata a polpa de abacate no liquidificador com o leite de coco até ficar cremoso, mas não líquido.
- Teste, e se necessário, adoce. Usei açúcar demerara.
- Coloque nas forminhas de picolé, até 0,5 cm da altura do molde. O picolé expandirá um pouco quando congelar.
- Bata a forma dos picolés sobre uma superfície firme para retirar possíveis bolhas de ar.
- Espete os palitos e leve ao freezer por algumas horas, ou de um dia para outro.
Nossa…. Eu simplesmente adorei esse picolé hein. Realmente usar leite de coco faz toda diferença. Aprovado!
Legal, mas o desejo é fazer geladinho com leite de côco pra venda. Pessoas que não podem com derivados de leite.
Minha filha nunca aceitou bem abacate, mas esse picolé é um verdadeiro sucesso! Vou tentar com manga! Acredito que deva ficar uma delícia tb!
Vou experimentar a receita, depois mandarei outro comentário. Obrigado.
.
Da pra fazer com outras frutas? Não curto abacate mas quero algo mais saudável! Aguardo resposta!
Que tal manga? Com leite de coco e um pouco de gengibre fica uma delícia!
A mistura do abacate com o leire coco com certeza fica gostoso, vou até salvar na minha pasta pinterest.
Fica uma delícia! Eu adoro esses picolés…