Como já comentei diversas vezes aqui, não era vegetariana até pouco tempo, mas já não consumia carne. Sempre dei preferência a consumir pratos com grãos e muitos vegetais. Isso sem falar nas saladas, das quais não abro mão em todas as minhas refeições! Resolvi apoiar a campanha da Segunda Sem Carne para incentivar quem ainda não se anima a deixar a carne de lado, mas gostaria de diminuir seu consumo.
A Segunda Sem Carne existe em mais de 40 países apoiada por pessoas bem influentes, mundo afora. No Reino Unido, por exemplo, tem no ex-Beatle Paul McCartney seu maior divulgador. A principal ideia é conscientizar sobre o impacto do uso de produtos de origem animal sobre a saúde humana, os animais e o planeta.
O meio ambiente é devastado pela produção de proteína animal quando há desmatamento para o cultivo de alimentos para os animais e consequente esgotamento da biodiversidade. Isso sem falar na quantidade de água necessária para a criação do gado e todo o processamento da carne.
A alimentação baseada em vegetais previne uma série de doenças crônicas e degenerativas no ser humano e reduz o abate de animais para consumo enquanto alimento. Esta, aliás, é uma questão bem delicada quando pensamos na violência que envolve a indústria de carne e derivados.
Num futuro talvez não muito distante, diminuir ou abandonar o consumo de carne será necessário para todos, por falta de recursos do planeta. Por que não repensar alguns hábitos agora e poupar o planeta? Por que não aumentar o papel que inúmeros outros alimentos deveriam ter na nossa alimentação diária? Que tal pensar nas opções incríveis de alimentos que podem substituir a carne, em combinações bem criativas e sem impacto no meio ambiente? A receita do risoto de cevadinha e brócolis pode ser uma boa opção para aderir à campanha.
Risoto de cevadinha e brócolis
Ingredientes
- 300 g de brócolis
- 1 cebola picada
- 1 colher (sopa) de azeite de oliva
- 1 dente de alho picado
- 1 xícara de cevadinha
- ½ xícara de vinho branco opcional
- 3 a 4 xícaras de caldo de legumes
- Um punhado de cubinhos de queijo branco (usei queijo de castanha de caju)
- Sal a gosto
Modo de fazer
- Cozinhe o brócolis no vapor e pique em pequenos floretes. Reserve.
- Aqueça uma panela em fogo médio. Refogue a cebola com o azeite, até começar a ficar translúcida. Acrescente o alho e refogue mais um pouco.
- Junte a cevadinha e misture bem até que ela esteja envolvida pela mistura com azeite. Acrescente o vinho (se for utilizar) e cozinhe até que evapore.
- Junte o caldo de legumes, uma concha de cada vez, mexendo ocasionalmente.
- Prove a cevadinha para testar se está cozida, mas ainda “al dente”.
- Junte o brócolis e os cubos de queijo. Misture com cuidado para incorporar e deixe cozinhar mais alguns minutos.
- Teste o tempero e se necessário coloque um pouco de sal. Desligue o fogo e tampe a panela. Espere uns 2 a 3 minutos antes de servir.
Adorei a receita! Uma dica de quem congela muita jaca para comer o ano todo: cozinhe jacas que caibam na panela de pressão, bem pequenas. Dessa forma, apesar de cozinhar mais jacas, você não vai lidar com o visgo.
A sua dica é ótima Eliana! Mas por aqui só aparecem jacas enormes…