O feijão fradinho é um tipo de feijão que não forma aquele caldo que a gente adora sobre uma porção de arroz… Nada mais indicado do que fazer saladas, onde o caldo não seria usado.
Tenho que confessar que amo as saladas de feijão fradinho: além de ser fácil conseguir o ponto ideal (macio, mas sem estar desmanchando), o visual com essa pintinha é super charmoso.
O feijão fradinho também é conhecido como feijão-de-corda, feijão-maçácar e feijão-caupi, entre outros nomes. Mas o mais importante saber é que ele é um daqueles alimentos super nutritivos, pra usar e abusar na cozinha.
Pode anotar: nesses belos grãozinhos pintados, você encontra uma boa porção de ferro, proteína e fibra, entre outros nutrientes. E, ao contrário do que muitas receitas indicam, deixe o feijão fradinho de molho por algumas horas (ou de um dia para o outro). Isso reduz os fitatos, que interferem na absorção de nutrientes pelo organismo.
Para outra variação de salada com esse feijão incrível, visite a receita da Salada de feijão fradinho e cenoura.
Salada de feijão fradinho com cebola roxa e azeitona
Ingredientes
- 1 xícara de feijão fradinho, demolhado por 6 a 8 horas
- 2 colheres (sopa) de salsa picada
- 2 colheres (sopa) de cebolinha picada
- ½ cebola roxa cortada em tiras
- Azeitonas pretas picadas
- Sal e pimenta do reino
- 1 a 2 colheres (sopa) de azeite de oliva
- Suco de 1/2 limão
- Tomates cereja cortados ao meio (opcional)
Modo de fazer
- Cozinhe o feijão (previamente demolhado) em água com um pouco de sal. Na panela de pressão vai demorar uns 20 minutos depois de começar a chiar. Na panela comum demora uns 30 a 35 minutos. Os grãos de feijão devem ficar bem cozidos, mas ainda firmes, para não desmancharem. Escorra a água e reserve.
- Refogue a cebola roxa em um pouco de azeite.
- Misture todos os ingredientes em uma tigela, com cuidado, para não desmanchar os grãos de feijão. Leve à geladeira até o momento de servir.