Cresci cercada de mulheres incríveis que gostavam de cozinhar e preparavam verdadeiras obras de arte em forma de comida. Inspirada por elas, fui para a cozinha muito cedo e herdei esse amor. Cheguei a acreditar que cozinhava bem, mesmo sem ter feito um curso de culinária sequer.
Após passar por algumas mudanças radicais, tive tempo de sobra para pensar sobre o que, de fato, significa cozinhar e em todas as implicações que isso envolve. Só então compreendi o papel da comida na minha vida, na minha saúde e até nos impactos ambientais decorrentes das minhas escolhas alimentares.
Bem, sobre as mudanças, eu trabalhava com patchwork em São Paulo e, em 2014, após uma oportunidade de trabalho para o Celso, meu marido, nos mudamos para São Luís, no Maranhão. Mas, não foi uma daquelas mudanças tradicionais levando caixas e móveis. Deixei minha casa inteira para trás. Onde minha única filha, Stephanie, recém-formada na faculdade, continuou morando. Além disso, fechei, por tempo indeterminado e com muita dor no coração, o ateliê onde dava aulas. Fui para o aeroporto com uma mala de mão e preparada para morar em um flat, pequeno e impessoal, por alguns meses.
O que eu não sabia é que ficaria naquela cidade por muito mais tempo do que o programado. Ainda assim, reconheço o lado bom dessa mudança. No meu caso, entre outras coisas, aprendi a viver com muito menos do que julgava necessário, e descobri que é possível ser feliz assim. Também entendi que a simplicidade é um bom caminho para o autoconhecimento, e para termos mais tempo livre para simplesmente vivermos.
Nesse hiato, entre a saudade e a solidão, comecei o blog. Foi a fórmula que encontrei para contar as novidades da vida no Maranhão, e compartilhar o dia a dia do meu “período sabático”.
O blog se tornou uma razão para pesquisar e aprender mais sobre alimentação e ingredientes diferentes. Passei a olhar com mais atenção para os meus alimentos e a prepará-los com mais cuidado. E esses aprendizados se tornaram tão importantes que acabei me tornando vegetariana estrita (ou vegana).
Não foi nada simples realizar essa transição. Um dos aspectos que mais pesou nessa decisão foi desapegar de todos os valores e memórias ligados à comida. Nem sempre encontrei alternativas prontas que se associassem aos sabores que eu gostava ou queria preservar. Como renunciar àquilo que era importante, ou então que estava ligado às receitas herdadas da família?
Não imaginava o quanto seria difícil abandonar algo que era importante e que tinha um vínculo tão forte com as minhas lembranças, a minha história. Foi buscando substituições ou alternativas que fossem realmente boas e descobrindo novas possibilidades, que passei os últimos anos da minha vida pesquisando, testando, e criando receitas para continuar a contar a minha história por meio da comida.
Vivemos quase cinco anos no Maranhão e em junho de 2018, recebi o diagnóstico de câncer de mama triplo negativo. Fiz o primeiro protocolo de quimioterapia em São Luís, enquanto me acostumava com as futuras mudanças em minha vida. Apesar de ter tido um acompanhamento extremamente cuidadoso dos médicos de lá, acabamos optando por voltar para São Paulo e ficar perto da filhota. Foram tempos difíceis, precisei de muita ajuda e carinho.
Passei pela cirurgia de mastectomia, outra bateria de quimioterapia e radioterapia. Atualmente moramos no litoral de São Paulo e estamos recriando alguns sonhos e voltando a ter um modo de vida mais tranquilo. Desapegar é uma das lições que a vida tem me ensinado. E continuo aprendendo!
Sejam bem-vindos à minha cozinha, puxem um banquinho, peguem um café, vamos conversar!
Ótimas dicas e receitas…
Um grande abraço 😘
Que surpresa maravilhosa te encontrar aqui! Você me ensinou patchwork e agora vai me inspirar nessa outra paixão, a culinária!
Querida Fernanda… que delicia te reencontrar aqui no Santo Legume! Saudades…
Monica, te acompanho há muito tempo. Bom saber que você continua firme e confiante sem abandonar seus ideais. Obrigado por nos presentear com tantas histórias e receitas deliciosas. Siga em frente com muita força e coragem.
Mônica, faz tempo que tenho que mudar a minha alimentação, por conta de crises sérias de gastrite. Hoje já consigo muita coisa e percebo até uma distancia do que eu comia com a minha família, por exemplo… Esses dias minha mãe veio me visitar e fiz grão de bico, que ela nunca tinha comido. Fui procurar variações com salada e encontrei seu bloggue… Nossa amei seus relatos. Realmente concordo com vc, como é difícil deixar as nossas memórias, aderir outros alimentos que nunca fizeram parte da minha lista…. Mas estou nessa busca. Sou grata por ter encontrado vc. Um abraço. Espero que esteja bem.
Olá! Você não imagina como fico feliz quando leio mensagens como a sua… São elas que me levam a manter e cuidar do blog. Agradeço o seu carinho, e sim… estou bem! Um abraço apertado
Oi Mônica, muito prazer. Cheguei aqui por meio de uma pesquisa no Google procurando o que fazer com nozes e tâmaras 😊.
Parabéns pelo blog e por compartilhar sua emocionante história. ❤ Um beijo.
Amei conhecer sua cozinha e ainda mais, conhecer sua história de vida…
És fonte de inspiração para mim! Estava atrás de uma receita de iorgute de leite de castanha de caju, vou adaptar com a de coco. E, com certeza irei aproveitar muito! Saúde e paz para seu dia a dia. Gratidão por compartilhar sua história de vida e seus conhecimentos para uma boa alimentação. Forte abraço fraterno.
Retribuo o seu abraço com carinho Wilma!
Oi, Monica, cheguei agora! Que delícia de blog. O que você diz faz muito sentido para mim. Acredito que as escolhas que você fez envolveram desapego e foram uma grande depuração. Também estou me depurando : ) E esse processo está passando pela cozinha e por todas as escolhas envolvidas na nossa alimentação. Que bom que te encontrei. Beijo e obrigada.
Bem vinda Ilana!
Olá, monica, muito interessante sua história… Obrigado pelo esforço e experiência de dividir conosco o que vce está aprendendo… Você é adventista?
Obrigado e até breve…
Oi Lucas! Obrigada pelo carinho! Não sou adventista, me considero um misto de algumas crenças!
Seu relato me inspirou…desapego é a minha dificuldade…
Oi Elma! Também já foi a minha… Aprendi sem querer! Ou melhor… continuo aprendendo.
Olá, Mônica!
Que linda sua história (quem cozinha) e que delícia suas receitas. Eu tenho 53 anos, moro em Floripa e tenho também tentado entender o que a vida vai ensinando, cada vez menos pressa, menos julgamento e mais auto consciência. E a comida certamente faz parte desse processo. Mais um detalhe: procurei uma receita de iogurte de coco e achei a sua, com fotos das enfermeiras e você no tratamento. Pensei: “ela parece uma mulher muito bacana!”, aí vi que era de 2015…. me deu um medo de vir procurar mais de suas receitas e resolvi antes de tudo apenas olhar a data da última postagem. E fiquei feliz em encontrá-la e ler sua história. Agora vou testar e aproveitar suas receitas! Obrigada. Muita saúde, paz e felicidades!
Olá Cristine! Estou por aqui… Me conta sobre as receitas que experimentou!
Parabéns pela forma que enxerga a vida. Repensar, simplificar e recomeçar sao atitudes que deven fazer parte da nossa vida. Que Deus te dê muita energia, saude e alegria de vivet. Obrigada por compartilhar conosco suas experiências de vida e nos inspirar em repensa as nossas vidas.
Oi Mônica, linda história de vida….Trabalho na Progen, e te conheci em São Luis, quando fui muito bem recebida pelo Celso e por você com suas dicas da cidade e agora sigo suas dicas e receitinhas deliciosas por aqui…Parabéns, Cecília
Olá Cecilia! Como é gostoso saber que tenho leitores que acompanham minha jornada (e a do blog!) desde a época que estávamos em São Luís… Agradeço seu carinho!
Q bom saber q tu está bem!! Te acompanhado há um bom tempo e estava sentindo falta de te ver no Instagram. ??
Olá Cristiane! Ando evitando o Instagram… Prefiro escrever por aqui!
Olá Monica, agora pude ler um pouquinho da sua história, espero que você esteja bem.
Alimentação sempre foi um tema importante para mim, porém não consigo deixar de comer alimentos que gosto. Ja andei um pouco pelo vegetarianismo , um pouco pela comida vegana e também pela macrobiótica, que por sinal existem receitas maravilhosas e gostosas. Gosto de acompanhar as receitas macrobióticas da família Varatojo, uma família muita querida, de Portugal, que se dedicam a essa culinária. Enfim, estou tentando melhorar minha alimentação e por isto resolvi procurar seu blog , Monica. Desejo muita saúde e um grande abraço, à todos!
Descobri seu blog hj sem querer, pesquisando uma receita de pudim de chia p passar p uma amiga. Cada receita ótima aqui! Obrigada por compartilhar e bons ventos no tratamento. Beijos paulistas.
Obrigada Nina!
Bela história de vida e aprendizado!
Sei bem o que é isso. Também passei por mudanças meio traumáticas, de moradia, trabalho etc, um câncer muda a vida para sempre, mas para melhor. Saúde, Monica. Nossas experiências se parecem. Duas vidas e tanto! Beijos cariocas.
Oi Monica! Entrei no seu site e logo de cara já amei as lindas fotos de comidinhas que me fizeram salivar. Mas confesso que vim direto aqui, pra te “conhecer” melhor. Acho que encontrei mais um ponto em comum entre a gente (além do que você me disse pelo instagram, de fazer de tudo um pouco): não ter medo de mudanças. Adorei conhecer um pouco mais sobre a sua história. Beijos, e já salvei o blog pra poder entrar sempre!
Que alegria te receber por aqui Marina! Já sinto como se fossemos velhas amigas… Tenho certeza de que vamos trocar muitas figurinhas sobre blogs e sobre a vida. Seja muito bem vinda! Beijos com muito carinho
Monica, seu blog é maravilhoso e inspirador, amei muito cada receita e cada texto escrito! obrigada por compartilhar tanto com nós! Muito sucesso!
fui em São Luis recentemente e amei a culinária!!
uma pergunta: tem instagram também?
beijos de Salvador, Maria
Fui procurar receitas saudáveis e ache vc. Estou morando em São Luís, fez um ano e também estou em tratamento de câncer de mama, segundo ciclo de quimioterapia, após cirurgia. Estou mudando alimentação, que era um pouco menos bagunçada que muitos, sem refrigerante, carnes, mas mesmo assim fraca de nutrientes. Estou buscando melhorar. E aprender nesse meu ano sabático. Esqueci de falar, sou paulista, mas já morei em Manaus e Mato grosso do sul. Agora voltei a terra natal do meu pai onde morei quando criança. Gratidão por dividir sua história. Melhoras pra vc. Fica na luz.
Olá Elli! Invejinha por você estar morando neste lugar que eu amo tanto. Imagino que não são dias fáceis…a quimio é um tratamento bem cruel, não é mesmo? Vou fazer vibrações positivas por você. Se cuida, se alimenta bem… Nosso organismo precisa de muito cuidado, principalmente neste momento!
Olá Monica, entrei em seu blog a procura de uma receita. E para minha surpresa! Também tive câncer de mama. O câncer é um farol, que nos sinaliza quando devemos mudar, ou o quanto devemos mudar. Menos é mais. Desapego é salutar. Um abraço fique bem!
Agradeço seu carinho Silvia!
Monica, cheguei aqui procurando uma despretensiosa receita de suco de uva e laranja e me deparei com esse texto de apresentação tão profundo. Muita admiração e respeito pela sua história! Lhe desejo saúde e vida longa! Muito obrigada por todas as reflexões provocadas pelas suas palavras!
Que máximo a tua história e que lindo ver uma mulher inspirando outras. Tenho pensado em reestruturar algumas coisas na vida, dentre elas a maneira como me alimento e os produtos que consumo. To bem no início desse processo e considero um encontro ler as coisas desse blog. Obrigada e que tu e tua família estejam bem agora! 🙂
Seja bem vinda Luciana!
Mônica que Deus abençoe muito a sua vida. Super feliz em revisitar o seu blog. Desejo toda saúde a você.
Venha sempre Junia! Obrigada pelo carinho
Navegando pelo Pinterest encontrei seu blog e quase não acreditei que se tratava de vc Mônica,.minha professora de patchwork por tantos anos. Sempre te acompanhei e, no Maranhão, o Cozinhando como Antigamente, tendo feito varias receitas suas. Agora vou acompanha-la aqui ,tentando já ha algum tempo mudar de hábitos alimentares e tendo você como inspiração. Foi um prazer encontrá-la!
Que delicia te reencontrar por aqui Maria Helena! Tenho certeza de que vamos trocar muitas ideias sobre comida…
Procurando uma receita, cheguei a este blog… Perdi um filho de câncer aos 5 anos de idade, e após isso tenho repensado muitas coisas da vida, inclusive a alimentação. O nosso corpo é um organismo muito inteligente e diariamente trabalha para nos deixar saudáveis. Nossas escolhas alimentares ajudam esse processo ou atrapalham, basta percebermos as reações após cada refeição. Um forte abraço a todas cheio de luz!!!
Olá Lisiane! Sinto por sua perda… Concordo plenamente com você, nossas escolhas alimentares são essenciais para uma vida mais saudável! Um abraço com carinho
Acompanhei muito você no Patchwork. Lendo agora sua história fiquei muito feliz de reencontrar, mesmo eu sendo uma admiradora anônima do seu trabalho. Por coincidência ou não estou mudando minha alimentação e vou te seguir por já ter gostado muito das receitas. Parabéns. Força, fé e felicidades para você.
Fiquei muito feliz em encontrar vc por aqui, vc faz parte da minha história com o Patchwork, adorava seu blog, ateliê. Agora vou acompanhar aqui, outro assunto que tbem adoro! Vc foi minha inspiração no Patchwork. Grande beijo.
Olá! Que delicia saber que estamos nos reencontrando, agora pela comida!
Mônica, acompanhei seu trabalho há alguns anos, tinha outro nome, e depois virou Santo legume.
Sempre admirei seu capricho estético, e qualidade das receitas.
Lindas imagens escolheu para eta apresentação.
Está no maranhão ainda?
Apareceu um endereço de Ibiúna…
Parabéns pelo blog. Lindo trabalho.
Sim…o blog mudou para Santo Legume depois que mudei minha alimentação. Voltamos para São Paulo por conta do meu tratamento. Mas sinto muita saudade do Maranhão!
Gratidão minha querida!
Fantástica Mônica . Você realmente nos passa paz, tranquilidade e desapego. Continue nos ajudando com suas dicas de saúde e acima de tudo, de bem viver!
Olá Monica,
Tudo bem? Estou deliciado em conhecer seu site, tenho vontade de experimentar e fazer todas as receitas!
Obrigado por seu trabalho!
Beijos
Mônica tudo bem!
Adorei seu blog, parabéns imenso pela sua dedicação e por compartilhar.
Esses dias vi uma receita de tomate assado eu acho. Onde você dizia que era um coringa na cozinha e sempre fazia em grandes quantidades de tomates.
Não estou encontrando….
Foi retirada do blog ou eu me confundi será?
Poderia me ajudar?
Gratidão!
Olá! Antes de mais nada…obrigada por seu carinho! A receita do Molho de tomate assado continua no blog, o link é:
http://www.santolegume.com.br/molho-de-tomate-assado/
Um grande abraço
Bom dia Mônica.
fiquei encantada com sua história e muito impressionada com os detalhes e a sutileza com que realiza tudo com tanto carinho. Sua iniciativa nessa área nos traz o prazer de conhecer além dessa história linda de vida, o de comer bem, e isso nos reflete poderes internos enormes, e uma sabedoria inigualável para começar uma vida nova e repassar belas experiências. Como disse, estou encantada com tanta coisa gostosa, e já incubi minha neta de 13 anos, a pôr a mão na massa em suas receitas, porque ela tem mais tempo e adoora cozinhar. Tenho certeza que vou amar cada mastigada, rs rs rs,
Querida Mônica, é um enorme prazer poder deixar meus singelos votos de muuuita felicidade e muito mais prazer em nos ensinar a comer, um grande beijo e enorme abraço.
Que alegria encontrar tantas receitas e histórias pessoais recheadas de amor e simplicidade. Tenho uma caminhada longa na alimentação saudável e cheguei até teu blog por causa da Moqueca de Banana, vou fazer hoje para meus cunhados que são vegetarianos, tenho certeza que irão amar. Gratidão por compartilhar conosco receitas e histórias de vida tão cheias de vida.
Mônica, você é inspiração. Tão singela sua forma de escrever, desnudando a alma em cada palavra. Por isso acredito na bondade, no amor, na fraternidade. E que somos os únicos responsáveis pelas buscas que nos possibilitarão ser livres das amarras do ego. Gratidão pela luz que transmites nesse espaço.
Agradeço o seu carinho!
Bom dia, Mônica! Conheci seu blog através da minha filha Cibele que o recomendou, pois ela já há algum tempo vem comendo “comida de verdade” é comida mais saudável. Minha filha mais nova, Vitória, é vegetariana e senti necessidade de fazer umas comidas mais gostosas e cheias de nutrientes, inicialmente para ela, mas acabei aderindo a essa forma mais leve e mais bonita de comer. Gratidão por nos presentear com receitas tão maravilhosas.
Encantada com sua história e sua energia. Um verdadeiro tesouro esse blog. Muito sucesso e saúde!
Monica boa noite, casualmente vi uma receita sua no face e achei muito boa por ser minha forma de me alimentar com legumes e vegetais. Não sou vegetariana mais não gosto muito de carnes, entrei no seu perfil e me vi em vc, fiquei muito emocionada e chorei por ver essa pessoa que enfrenta desafios em busca de um ideal na vida. Uma hora eu vou encontrar essa coragem e fazer o mesmo. Parabéns
POR DEUS… Eu estou completamente encantada com este espaço de trocas, resolvi recentemente mudar minha alimentação e isso aqui foi um impulso enorme para mim, obrigada o seu trabalho é lindo!
Corajosa e determinada. Parabéns. Muito legal de sua parte em compartilhar com a gte. Grato. Abraço. Neto.
Monica, minha querida Monica…eu já te admirava nos tempos do patchwork. Agora, admiro muito mais e torço muito pelo seu “sucesso pessoal”. Sinto saudades das tardes de aula regadas a um bom chá ouvindo suas orientações, sempre com a voz suave e calma. Um grande abraço!! Ana Maria Carmona.
Minha querida Ana… também sinto muita saudades do tempo da Confraria do Patchwork! Foram bons tempos, aulas com muita tranquilidade naquele quintal. Beijos com muito carinho!
Mônica, você é incrível mesmo! Sempre apreciei muito o teu trabalho com patchwork, já que admiro bastante a técnica e faço algumas coisas de forma esporádica. Um dia, procurando teu nome na internet para buscar alguns modelos em patch, vim parar aqui … O mas surpreendente é que eu e meu marido estamos em busca de uma alimentação mais natural, exatamente como você propõe neste blog.
É fantástica sua maneira ímpar de mostrar os alimentos, parece até que estamos sentindo seu sabor pelas fotos! Eu e meu marido somos apaixonados por todas as receitas e algumas até estamos utilizando. Obrigada por ser tão generosa e compartilhar conosco tantas coisas bacanas. Deus a abençoe.
Monica, encontrei seu blog hoje e nao parei ainda de ver suas receitas. Estou simplesmente encantada. Tambem compartilho um pouco da minha paixao por cozinhar comida de verdade em uma pagina no Facebook chamada Bordados Vegetarianos. De uma olhadinha nela quando puder. Me identifiquei muito com a sua maneira de cozinhar e escrever. Gratidao profunda! Que voce seja muito Feliz… <3
Obrigada Marcela! Vou visitar sua página…
Mônica, te encontrei fazendo aquela busca básica por receitas no Pinterest e estou simplesmente encantada pelo cuidado das fotos e pela riqueza das receitas. É o melhor exemplo de comer com os olhos.
Me identifiquei muito com suas mudanças de perspectiva e o cultivo de uma vida mais simples, acredito muito que o menos é mais!
Estou animada para minha lista de produtos. Amanhã tem feira livre, que amo muito. Suas receitas e sua história me inspiraram.
Muito sucesso pra você e obrigada por fazer diferença no mundo.
Um beijo, Cris
Obrigada por sua mensagem! São mensagens como a sua que me alimentam…! Um beijo
Monica, gosto muito das suas receitas e desejo à você FORÇA e FÉ!!!!
Obrigada pelo carinho e apoio!!!
Mônica, conheci hoje o seu blog e instagram e estou adorando tudo! Parabéns! Gostei de todo conteúdo, sua história,receitas e fotos incríveis…estou inspirada em começar a testar todas as receitas. Ameiiii!!!! Beijos e obrigada por sua generosidade em dividir sua experiência.
Obrigada pelo carinho!
Olá Monica,
Estou encantada com todas essas receitas!
Obrigada por nos presentear com tantas delicias!
Olá Mónica!
Acompanho sua pagina no Facebook, vejo as receitas e visito o blog. Por enquanto observo, alguns ingredientes as vezes não tenho, a lojinha fica longe .
Hoje li sua história, gostei, sou do Rio, 60 anos, filha vegana e eu quase lá.
Vou passar a testar suas receitas e em breve pretendo fazer um voo como o seu.
Obrigada por dividir conosco suas experiencias, receitas e conhecimento!
Gratidão!
Um abraço!
Que bom saber que o blog, as receitas e a minha história estão incentivando você a fazer essa transição alimentar. Conte com meu apoio e incentivo! Um grande abraço
Olá Mônica. …
Amei tua sinceridade. …
Estou começando a amar cozinhar….
Tbm tive muitos desapegos forçados na vida ..
Mas hj vejo q só me fizeram bem….
E o ato de começar a amar fazer comida e entrar nesse mundo encantador chamado gastronomia culinária me deixa viva.
Cheia de vontade. ..
Parecendo uma criança com brinquedo novo ou melhor q nunca teve. ….
Grande abraço ?
Olá! Preparar nossa comida com outro olhar, mais amoroso e consciente é realmente algo muito bom! Um beijo
Olá Monica, descobri hoje o seu espaço onde compartilha suas receitas e parte da sua vida. Estou gostando demais, e o pouco que li até agora já contribuiu muito para o meu dia a dia. Obrigada. Vou continuar viajando por aqui, e aprendendo…
Que delicia saber que as receitas e textos compartilhados estão sendo inspiradores!!! Obrigada
olá Mônica!!! descobri seu blog por causa de um pão integral de fermento natural. estou fazendo o pao agora e confesso que o seu blog é uma delicia. também gosto de coisas simples e saudáveis. mudei muito a minha alimentação pela saúde mesmo e achei o lugar certo pra ficar. Parabéns pela iniciativa e obrigada em compartilhar todas essas gostosuras conosco. um grande abraço.
Obrigada Léria! Realmente é incrível como a simplicidade pode ser tão gostosa, não é mesmo? Um abraço
Olá Mônica, seu blog, suas palavras sinceras e o modo de ver o ato de alimentar encheram meus olhos de alegria. Agradeço suas generosas ofertas aqui postadas pois muito me inspiram a seguir também meu “sabático caminho”. Tudo de bom, Nelson.
Olá Nelson! Comentários como o seu é que me inspiram a compartilhar aquilo que preparo em minha cozinha! Obrigada
Oi, Monica, acabei de conhecer teu blog porque estava procurando receitas com painço (estou apaixonada e viciada) e sei que vou me inspirar muito com tuas dicas. Também gosto muito de cozinhar, fui vegetariana por muitos anos e sou vegana há uns 3 anos. Estou descobrindo tantos sabores novos desde que tirei todos os ingredientes animais da minha vida e nunca me senti tão bem. E doces com painço, você já experimentou fazer? Faço um com leite de coco e cacau e quem experimentou, aprovou.
Olá Vera! Concordo com você: desde que me tornei vegana descobri uma infinidade de sabores novos e tenho me sentido extremamente bem! Infelizmente ainda existe muito receio e preconceito em torno da alimentação vegana… Gostaria muito de testar a sua receita com painço! Se puder, mande pelo email de contato. Vou adorar!
Estou amando esse blog! Realmente não é “mais um blog de receitas” . A gente se encanta de inicio e sem saber o porque … mas é porque tem história, sentimento e amor 🙂
Isso que o seu blog me transmite. Acabei de cair por aqui atras de um bolo de chocolate mas o que acabou indo pro forno foi o de milho. Acho que terei mais receitas vindo daqui . Um grande abraço, sucesso e depois conto como ficou meu bolo
Que delicia receber uma mensagem como a sua! Venha sempre… e conte depois como ficaram as receitas! Um beijo
Sempre vejo seu blog!!
Já estou usando as receitas e estou adorando. Este ano paro de vez a carne vermelha e você me ajudará muito nesse processo.
Tudo de bom!!
Flávia
Que legal Flávia! Fico tão feliz de poder te ajudar nessa transição… Conte comigo! Beijo
Super curti seu blog, aliás me identifiquei com seu tempo “sabático”….hahaha, pois esse ano será o meu!!!! Parabéns pela excelência e cuidado nos detalhes das receitas. Hoje já fiz duas conservas suas. e minha família aprovou,já baixei seu ebook.
Aproveite seu sabático Rita! O meu foi muito enriquecedor… Sinto que mudei bastante depois dele! Adorei saber que as receitas estão fazendo sucesso. Mande notícias!
Oi Mônica visitei o blog ontem porque procurava algo pra passar no pão e acabei encontrando o Santo Legume, engraçado, depois de muito tempo vi que era o cozinhando como antigamente rsrs, que pelo nome achei que era como a comida da vovó. Amei o novo nome, dá mesmo idéia de busca do novo, parabéns! Não consegui desgrudar daqui, estou muito animada pra fazer várias receitas, agora acabei de fazer a manteiga de amêndoa é uma delícia. Sou vegetariana há 2 anos mas, estou quase vegana, exceto que ainda gosto de ovos 🙁 , Você tem alguma dica prá me dar ou receita de algo pra saciar esta vontade cruel? Beijos, Sucesso e que Deus abençoe-a a cada dia.
Obrigada Rosângela! Fiquei tão feliz que tenha reencontrado o blog e, principalmente, que tenha gostado das mudanças e novidades. Eu passei muito tempo sendo ovolactovegetariana por causa dos queijos…O que me ajudou bastante a dar o passo que faltava foi ler e ver documentários sobre como são produzidos estes alimentos… E garanto que não sinto mais nenhuma falta. A gente se adapta e passa a ter outro paladar, gostar de outros sabores! Venha sempre…
Olá, Mônica! Adorei o blog! Não sou vegana, mas as receitas são incríveis e ajudam muito a fazer minha família experimentar comida saudável de um jeito muito gostoso e saboroso. Muito obrigada!
Que delicia Carolina! A ideia do blog é justamente esta: a de compartilhar receitas que podem ser feitas e curtidas por todos!
Olá Mônica,
Estranhei a mudança do nome do blog. Mas continuo a lhe acompanhar neste caminho de descobertas do bem. Adoreias fotos. Suas receitas sempre maravilhosas. Obrigada.
Olá Mariângela! A mudança do nome foi uma maneira de reforçar as escolhas alimentares que fiz ao longo do último ano. É muito bom iniciar novos ciclos… E alguns detalhes podem fazer toda a diferença! Obrigada pelo carinho de sempre. Beijos
Oi, xará! Um amigo, chef de cozinha, acabou de mandar sua receita de biscoito de fubá pra mim! Estou adorando te conhecer! E se precicar de ajudante eh só chamar!
Se estiver em São Luís já está recrutada!!! Beijo
Oi Monica!
Estou muito feliz hoje, por ter conhecido teu blog. Achei aqui a “comida de verdade”, como gosto.
Obrigada por dividir teu conhecimento e tuas experiências.
Parabéns e sucesso!
Obrigada! Eu também fico feliz por você ter descoberto o blog!
Oi Mônica, agradeço por compartilhar a sua história.
Minha mãe também passou por essa fase de tratamento e hoje após 6 anos ela está bem. O meu amor pela cozinha foi despertado quando ela mais precisou de mim. Estou fazendo o pão de centeio hoje.
Olá Rosangela! Cozinhar traz conexões lindas na nossa vida, não é mesmo?
Mônica,
Interessantíssimo seu blog!!!
Chegou para mim por acaso , inclusive estou refletindo aqui que foi ele que me achou… vou seguir vc!
Parabéns!!
Obrigada! Sinta-se em casa…!
Amei seu blog.
Nada radical, mas totalmente acessivel para quem deseja comida saudavel.
Ingredientes faceis de serem encontrados e não tão caros.
Gosto muito de grãos, tinha dificuldades para encontrar receitas fáceis para utiliza-l9s.
Parabéns.
Um abraco.
Maria Aparecida – Marilia (SP)
Obrigada! Também adoro grãos… Acho que dá para perceber pela quantidade de receitas que publico com eles!!!
Oi, Mônica!
Cheguei no seu site pela receita “Salada de quinua, grão de bico, tomate e manjericão” que vi no pinterest. Testei ela essa noite e achei maravilhosa! Depois da janta confesso que fiquei várias horas aqui lendo quase todas as receitas e estou maravilhada! Tenho vontade de provar tudo!
Há 6 anos descobri que tinha intolerância à lactose (que na verdade tive a vida inteira, mas não sabia) e há dois anos me tornei vegana. Ultimamente, meio enjoada do trivial, tenho tentado testar novas combinações, mas não tenho muita criatividade. Seu site vai me ajudar muito!
Espero que essa sua jornada te traga muitas coisas boas e obrigada por compartilhar sua experiência!
Com certeza vamos trocar muitas ideias daqui em diante!
Monica, conhece-la pra mim foi um presentão de Deus, seu carisma, seu conhecimento, seu estilo de vida me encantaram já aqui no blog, mas conhece-la pessoalmente foi melhor ainda, obrigada por disponibilizar suas receitas maravilhosas e por compartilhar conosco cada descoberta sua. Fica, aqui meus mais sinceros votos de Gratidão!!
O prazer é meu por poder compartilhar o que aprendo. Maior ainda quando encontro pessoas tão simpáticas e determinadas como você. Parabéns pelo empenho em manter uma boa alimentação! Beijos
Gostaria muito de seguir o seu blog também. estou a tentar mudar os meus hábitos alimentares
Siga Maria! Adotar novos hábitos, um passo de cada vez, e de forma consciente, traz mudanças definitivas!
Olá Monica,
Descobri seu blog por mero acaso, mas suas palavras me tocaram bastante, e o pouco que ainda vi, encantou-me. Eu também quis partilhar o que sabia e sentia da nossa culinária portuguesa, mas genuína. E atrevi-me nesta aventura: querer fazer um blog e não saber como. Tropeçando e caindo levou tempo… mas já dá para ver. Parei um tempo porque mudei de casa, mas breve espero cá estar. Vou voltar porque gostei muito.
Beijinho
Vou visitá-la também! Um beijo
Amei seu blog! Tenho lutado para mudar meus hábitos alimentares e inserir bons hábitos em meus dois pequenos anjos(filhos). Achei inspiração e ótimas receitas aqui obrigada
Pode contar comigo!
Mônica, obrigada por compartilhar suas experiências . Parabéns por essa transferência de vida! (desapego,rsss) bjs
E eu agradeço pelo carinho de vocês que me acompanham aqui no blog! Beijo
Olá, Mônica! Que história linda… mas, ufa, não é nada fácil ter a coragem pra agir como você.
Quem já não sentiu essa vontade, hein? Mas daí a ter peito pra enfrentar tantos desafios novos, como diz o ditado, “aí são outros quinhentos”.
Assim como você, também amo a cozinha e toda a magia que ela nos permite criar em torno do alimento.
Coloco muito amor em todos os pratos que preparo e amo ouvir os elogios dos meus filhos. A minha caçula (Rebeca, 16 anos) diz que eu preparo o melhor bolo de cenoura do mundo!
Qual o preço de uma alegria desse tamanho? Não há dinheiro que pague!
Vou ficar de olho, coladinha nesse blog lindo, maravilhoso. Agradeço a proposta do seu trabalho e desejo que Deus te abençoe muito, pra que você seja muito feliz, nessa nova roupagem de vida, e nos faça igualmente felizes, com tantas receitas inspiradas por amor e carinho.
Namastê!
Seja bem vinda, e obrigada por tanto carinho!!!
Olá Monica! Adorei seu blog e amei as receitas de pão.
Quando se vive “só para a gente” as vezes não pensamos tanto em nossas escolhas, mas minhas filhas “viraram” meu mundo para melhor! O amor por elas me motivou a pensar mais na herança que quero deixar e o amor da mais velha pelos animais está mudando nossa dieta. Ela tem 4 anos e adora fazer pão comigo, aliás me convida para fazermos receitas juntas! A de nove meses tem muita vontade de misturar os ingredientes kkkk!
Adorei a idéia de aproveitar até os talos dos vegetais para fazer pão…também me incomoda o desperdício, mas não tinha pensado nesta possibilidade.
Obrigada por compartilhar tuas experiências!
A vida é dinâmica e cheia de possibilidades…o estímulo certo traz o que há de melhor em cada um de nós…sucesso na tua jornada!
Olá Ana Maria! Que delícia ter a motivação das suas filhas para mudar hábitos… Elas com certeza vão crescer com outros valores! Refletir sobre os alimentos que consumimos e a forma de prepará-los é pensar no futuro. Um grande abraço e boas fornadas com as meninas
Monica, gostei muito da suas receitas. Obrigada por dividi-las conosco. Boa sorte!
Obrigada!!!
Parabéns pelo seu blog!
Amei as receitas! Sou vegetariana e fico muito feliz quando eu encontro receitas com essa vibração de cozinhar com a energia vital dos alimentos, comida de verdade!
Continue nesse caminho lindo!
Beijos
Patricia
Obrigada pelo carinho Patrícia!
Monica acompanho suas receitas desde a época do seu blog de Patchwork. Já fiz várias delas e são ótimas. Parabéns. Esse blog é incrível. Obrigada por compartilhar suas experiências e conhecimentos. Sou visitante assíduo. Amo todas as receitas.
Feliz por saber que já nos conhecemos de longa data! Obrigada por acompanhar
Mônica, já lhe acompanho há um tempinho, admirando seus textos esclarecedores e as imagens sempre bem lançadas.
Gostei de conhecer um pouco de sua história assim nestas pinceladas.
Parabéns pela renovação e obrigada pela partilha.
Agradeço o comentário carinhoso!
Oi Mônica. Adorei conhecer o seu blog, casa exatamente com o meu pensamento sobre alimentação, que deve ser simples, prática e com ingredientes que encontramos com facilidade. Justo o que eu estava procurando!!!
Eu tenho uma história na cozinha parecida com a sua, achava que cozinhava muito bem mas sempre senti que estava faltando alguma coisa que agora vejo que é o simples. O simples resolve tudo!!!
Parabéns e boa sorte no seu novo estilo de vida!!!
Como é bom saber que o blog está encontrando leitores buscando uma cozinha simples e com ingredientes de verdade. Vou adorar saber suas opiniões e sugestões! Um beijo
Oi, Monica!
Descobri seu blog por acaso em um comentário seu no Sal de Bolinha – blog de uma amiga.
Hoje mesmo já testei uma receita de sanduíche de cenoura e adorei! Simples e gostoso!
Na verdade tive que usar creme cheese, pois não tinha ricota em casa – e estou morando no Canadá, então com o frio não animei sair para comprar (aliás, nem sei se existe ricota aqui!). Da próxima vez, tentarei fazer o creme de ricota.
Gostei da sua história de vida – também me mudei para cá com mala de mão, deixando TUDO para trás e estou adorando a experiência!
Sinto que vou passar mais vezes pelo blog. Até já cadastrei na newsletter. 😉
Um grande abraço,
Pavitra
Fico super feliz quando recebo comentários como o seu! É muito bom saber de outras pessoas que estão vivendo a mesma experiência… Mande notícias. Beijo
Monica,
Parabéns pelo blog, que se destaca pela excelente qualidade visual e pela sensibilidade da escrita. O ebook de picolé foi muito boa ideia, assim como vários dos infográficos.
Cheguei até você procurando resenha crítica sobre o “Misture a gosto” e acabei encontrando outras valiosas informações.
Obrigado por compartilhar tudo isso.
Abraço,
Fabio Iglesias
Fico muito, muito feliz com mensagens como a sua. Me fazem acreditar que estou indo na direção certa.
Um abraço!
Monica, bom dia. visualizei muitos anos o seu blog. Amava vê-lo, até que um dia… mas fiquei feliz em reencontra-la em nova situação, e por assim dizer com outra roupagem. Desejo que você sempre faça parte dos meus dias por longos anos.
E eu espero ter a sua companhia por aqui Rosangela!!! Apareça sempre que puder! Bjs
Oi Monica, ontem tive o prazer de conhecer o seu blog amei!! Obrigada
Laura Lopes
Olá Laura! Fico super feliz com o seu retorno tão positivo. A idéia do blog é justamente compartilhar aquilo que ficou muito bom e deu certo!
Obrigada e continue a acompanhar a Pequena Cozinha! Monica
Que prazer Monica, reencontrar você agora nesta nova etapa da vida. Também estou começando uma nova etapa, agora como aposentada. Felicidades, e que sejamos felizes neste novo caminho que estamos trilhando.
Monica ,que bacana dividir conosco estas novas e prazerosas experiencias.
Sucesso !!