Esta sopa de beterraba também é conhecida por Borsch (ou Borscht), e é tradicional em muitos países do Leste Europeu (Ucrânia, Polônia, Rússia, Romênia, entre outros). Seu principal ingrediente é a beterraba, o que lhe confere um lindo tom forte e avermelhado. A forma de preparo e ingredientes usados são bem diferentes em cada país, o que nos permite ter inúmeras variações bem interessantes para testar!
O prato pode ser servido quente ou frio. Nas versões quentes, inclui sempre outros legumes e pode até conter cogumelos e carne (ou ser preparada com caldo de carne). Lembra um guisado, e é bem adequada aos invernos rigorosos. Já na versão fria, ela é servida como um caldo fino, leve, e feito quase sempre, somente com a beterraba e algum legume.
Quando servido junto com creme, nata ou iogurte, estes não são misturados à sopa. Coloca-se uma colherada generosa no meio da sopa, para ser misturado aos poucos. Mas sou da opinião de que o creme não faz falta, principalmente quando o objetivo é uma refeição leve e vegetariana!
A quantidade abaixo rendeu algumas porções que foram armazenadas em um pote hermético na geladeira. Consumi a sopa ao longo de 3 dias e seu sabor permaneceu inalterado. Recomendo como marmita para ser levada ao trabalho.
Sopa de beterraba
Ingredientes
- 500 g de beterrabas usei 4 pequenas
- 1 cebola
- 1 cenoura
- 1 batata
- 1 litro de água
- 1 colher (sopa) de suco de limão
- Sal e pimenta do reino
Modo de fazer
- Descasque os legumes e pique em pedaços médios.
- Coloque a beterraba, cebola, cenoura e batata em uma panela de fundo grosso e cubra com 1 litro de água. Tempere com sal e pimento do reino a gosto.
- Cozinhe em fogo médio, até que os legumes estejam macios.
- Espere esfriar um pouco e processe em etapas (ou bata no liquidificador). Junte o suco de limão e corrija o tempero (se necessário).
- Leve à geladeira até o momento de servir (caso vá servir fria).
Vou fazer!
Olá! Pode congelar ou consumir no dia seguinte?
Nunca testei congelar, mas já servi no dia seguinte e estava ótima!
amei