Finalmente, depois de algumas jacas, chegou o dia de postar alguma das receitas que testei com a polpa da jaca verde cozida. Sei que para muitos, um prato feito com jaca ainda é motivo de torcer o nariz ou ficar desconfiado do sabor. Posso garantir que dificilmente alguém não vá gostar!
Na verdade, o sabor do prato virá totalmente dos temperos que você usar. A polpa da jaca verde tem um sabor neutro e absorve totalmente o gosto dos ingredientes que forem preparados junto. E ao contrário do que possa parecer à primeira vista, não há nenhum sabor doce (e exagerado!) comum a uma jaca madura.
Não é um preparo difícil, talvez a maior dificuldade seja encontrar uma jaca bem verde. As que eu consegui foram retiradas diretamente da árvore. Já aviso que o processo de cozimento é um pouco “grudento”, uma vez que a jaca solta um leite branco que gruda em tudo em que encosta. Você tem duas opções: optar por uma jaca pequena que cabe inteira em uma das suas panelas, ou untar faca, tábua de corte e mãos com óleo antes de cortar a jaca em pedaços menores.
A jaca pode ser cozida em panela de pressão (cuidado para não ultrapassar o volume recomendado!) ou em panelas comuns. Como minha panela de pressão é pequena, usei a minha maior panela e cortei a jaca em alguns pedaços. Depois de cozida a jaca perde a sua cola, então é só retirar a casca, parte central (que é bem dura) e as sementes (que podem ser comidas como aperitivo). Desfie bem e prepare a sua receita. Como o rendimento da jaca verde é grande, congelei o restante em porções menores para o preparo de outras receitas.
O prato tem inspiração marroquina e foi servido acompanhado de cuscuz marroquino. Mas fica perfeito acompanhado de painço, quinua, arroz integral… A jaca cozida e desfiada pode ser usada ainda como recheio de uma torta ou receita de escondidinho.
Tagine de jaca
Ingredientes
- 1 jaca verde e dura, pequena
Tagine
- ½ cebola roxa, cortada em tiras
- 1 a 2 colheres (sopa) de azeite de oliva
- 2 dentes de alho picados
- ½ pimentão vermelho sem as sementes, cortado em cubos médios
- 2 colheres (chá) de curry em pó
- 1 colher (chá) de coentro em pó
- 1 a 2 colheres (chá) de gengibre fresco ralado
- 1 tomate sem as sementes, picado em cubos
- ½ lata de tomate pelado, picado
- 1 xícara de caldo de legumes
- ½ xícara de damasco seco, grosseiramente picado
- ½ xícara de ameixa seca, grosseiramente picada
- Sal e pimenta do reino a gosto
Para servir
- Cuscuz marroquino, painço ou quinua (cozidos)
- Lâminas de amêndoa tostadas (opcional)
- Folhas de salsa fresca ou coentro, grosseiramente picadas
Modo de fazer
Preparo da jaca verde
- Cozinhe a jaca Inteira por 50 a 60 minutos em uma panela grande, coberta de água.
- Caso a jaca não couber na panela, divida em pedaços menores. Para cortar, unte a faca, a tábua e as mãos com óleo (ela solta um “leite” bem grudento).
- Depois de cozida, espere esfriar um pouco e retire a casca, a parte central e as sementes. Desfie o restante e reserve.
Tagine
- Aqueça uma panela funda e refogue a cebola no azeite de oliva até começar a ficar translúcida. Acrescente o alho e o pimentão e refogue por mais um minuto.
- Coloque as especiarias e misture bem. Assim que começar a soltar o aroma acrescente o tomate fresco picado e os tomates pelados. Mexa bem.
- Adicione o caldo de legumes, o damasco, as ameixas secas e tempere com sal e pimenta do reino. Junte a jaca desfiada. Abaixe o fogo e cozinhe com a panela tampada, mexendo ocasionalmente até encorpar e reduzir (uns 20 a 25 minutos).
- Sirva em seguida sobre cuscuz marroquino, painço ou quinua cozidos. Polvilhe com lâminas de amêndoa e salsa picada.