Este é um tomate seco feito em casa, mas que poderia ser chamado só “tomate desidratado”! Prefiro que eles não fiquem tão secos, e sim que ainda estejam macios e um tanto suculentos. Quando os tomates secam demais, chegam a ficar duros!
Para controlar a textura na qual os tomates vão ficar, vá assando, virando a cada meia hora e checando o ponto em que estão. Lembre-se de que depois que esfriarem ainda vão ficar um pouco mais secos.
Como seus tomates secos serão envasados também determina o quanto eles vão ficar suculentos ou não. Gosto de envolver os tomates assados e secos em bastante azeite, para ficarem bem molhados. Isso também contribui para durarem mais, mesmo que na geladeira.
Tomate seco
Ingredientes
- 1 kg de tomates maduros e firmes
- Sal marinho
Para envasar:
- Azeite de oliva o quanto baste
- Pimenta-do-reino opcional
- Alho picado ou espremido a gosto
- Ervas aromáticas orégano ou manjericão são boas opções
Modo de fazer
- Corte os tomates ao meio e disponha em uma assadeira com o lado cortado para cima, em uma só camada. Polvilhe sal sobre os tomates e deixe descansar por 15 a 20 minutos.
- Aqueça o forno em temperatura baixa (160 °C).
- Leve os tomates ao forno e vire-os a cada 30 minutos. Asse por cerca de 2 horas, ou até que estejam no ponto desejado: mais seco ou menos. Retire do forno e espere esfriar completamente.
- Tempere com sal, pimenta, alho picado e as ervas picadas. Regue com azeite. Misture bem para que os temperos e o azeite envolvam todos os tomates.
- Coloque em vidros esterilizados e tampe. Guarde na geladeira e use em até uma semana.