Quem me conhece, ou acompanha o blog já há algum tempo, sabe (ou percebeu!) que adoro alho poró. Com certeza não é algo fácil (muito menos barato) para se encontrar e comprar, aqui no Maranhão… No entanto, fico de olho no mercado, no Ceasa e nas feiras. Sempre encontro alguns frescos e com um bom custo-benefício.
Já fiz o recheio com brócolis refogado somente com cebola, e também ficou ótimo. Acredito que uma olhadinha na sua gaveta de legumes da geladeira pode trazer outras ideias para variar o recheio. A levedura nutricional é opcional, afinal, é um ingrediente que não agrada a todos paladares. Contudo, ele dá um toque bem diferenciado no sabor da torta. Eu garanto que vale a pena testar.
Não pule a etapa do demolho das castanhas. Além de torná-las mais macias, o demolho reduz os fitatos, que dificultam a absorção de nutrientes pelo organismo. As castanhas vão tornar o recheio mais cremoso. Já a araruta (ou o amido de milho) garante que ele fique firme!
Torta de alho poró e brócolis
Ingredientes
Massa:
- ½ xícara de farinha de amêndoa
- ½ xícara de farinha de aveia
- ½ colher (chá) de sal
- 1 ½ colheres (sopa) de óleo de coco
- 2 colheres (sopa) de água fria
Recheio:
- 1 colher (chá) de azeite de oliva
- 1 alho poró, fatiado
- 100 g de floretes de brócolis, pré cozidos
- ½ xícara de castanha de cajú, demolhado por 8 horas
- 1 colher (sopa) de levedura nutricional (opcional)
- ½ colher (chá) de sal
- ½ colher (sopa) de suco de limão
- 2 colheres (sopa) de araruta ou amido de milho
- ½ xícara de água filtrada
- Pimenta do reino moída na hora, a gosto
Modo de fazer
- Preaqueça o forno (180°C). Unte uma forma com fundo removível com 15cm de diâmetro.
- Misture as farinhas e o sal com o óleo de coco até formar uma farofa grossa. Junte a água aos poucos, até formar uma bola.
- Forre a forma com a massa, pressionando o fundo e as laterais. Espete o fundo com um garfo. Leve ao forno por 15 minutos. Retire do forno e reserve.
- Enquanto a massa assa, prepare o recheio. Refogue o alho poró com o azeite em fogo médio, até ficar macio. Junte os floretes de brócolis, cubra e cozinhe por uns 2 a 3 minutos.
- Bata no liquidificador a castanha de caju drenada, o sal, o suco de limão, araruta e a levedura nutricional (se for usar). Junte a água aos poucos até formar um creme. Tempere com pimenta do reino.
- Coloque o recheio na torta e cubra com o alho poró e o brócolis. Leve ao forno por 25 minutos, ou até o recheio firmar.
- Retire do forno, espere esfriar por alguns minutos antes de desenformar e servir.
Fiz com.farinha de castanha do Pará, no ligar das amêndoas e tapioca a fresca pra complementar o amido que eu não vi que não tinha o suficiente!
Ficou divinoooooooooo….